Diversidade em CiênciaPodcasts

Alice Mitika é a entrevistada no ‘Diversidade em Ciência’

NO ‘DIVERSIDADE EM CIÊNCIA’ (RÁDIO USP), ALICE MITIKA FALA SOBRE ANACRONISMOS: MONTEIRO LOBATO COMO EMPRESÁRIO E EDITOR E A PARADOXAL RELAÇÃO DE ALGUNS SETORES DA USP COM A DITADURA MILITAR.

[A entrevista foi ao ar na segunda-feira, dia 3 junho, às 13 horas com reapresentações na terça-feira, dia 4, às duas horas da manhã e no sábado, dia 8, às 14 horas, na Rádio USP]

No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a jornalista e historiadora, Alice Mitika Koshiyama, professora sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Durante a entrevista, Alice irá falar sobre o equívoco de se fazer anacronismos nos registros históricos e jornalísticos. Para ela, o anacronismo é um erro cronológico, que consiste em utilizar os conceitos e ideias de uma época para analisar os fatos de outro tempo.

Nesse sentido, analisar, por exemplo, Monteiro Lobato fora dos contextos históricos e sociais dos anos 1930 reduz esse personagem a apenas alguns aspectos e isso, para ela, seria um grave erro.

Apesar de ter sido conservador em muitos aspectos, Monteiro Lobato foi um dos primeiros grandes editores do Brasil. Ela irá analisar em sua entrevista esses aspectos e também falará sobre o livro que ela publicou, pela Edusp, “Monteiro Lobato: intelectual, empresário, editor”. “Mas é preciso entender que Monteiro Lobato foi um empreendedor romântico porque nunca os seus negócios deram dinheiro”, afirma.

Ela também irá falar sobre o período pós-64 no Brasil e a paradoxal relação de alguns setores da USP com a ditadura militar, que é sua pesquisa mais recente.

Alice é também autora do livro “Mulheres jornalistas: opções profissionais para a construção da cidadania”, lançado pela Editora Com-Art.

Ela recebeu o Prêmio Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo brasileiro em 2018, outorgado ´pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ).

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

Texto e foto: Ricardo Alexino Ferreira