I Mostra de Fotojornalismo Universitário

O ensino do fotojornalismo deve ser encarado como uma peça chave dentro da estrutura dos cursos de graduação em jornalismo, pois motiva os estudantes ao exercício de práticas que são caras à profissão como um todo. Por ser uma atividade de campo que exige uma aproximação concreta aos fatos, o que se dá por meio de uma inevitável articulação entre técnica, ética e estética, o fotojornalismo é um instrumento que propulsiona a visibilidade da informação de interesse público e fomenta o debate social.

(Foto_ufrgs)
Sem título. A relação com a água é um dos principais elementos do espetáculos “Elas”. Apresentado em Porto Alegre durante o mês de abril, seu cenário é composto por um raso espelho d’água e lonas pretas. Na foto, a atriz Kacau Soares, uma das cinco integrantes da companhia “Nós” a compor a montagem, se conecta ao palco momentos antes da apresentação. Foto: Luana Rafaela Schwade, 2019. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Reconhecendo essa importância do fotojornalismo, a 1a. Mostra de Fotojornalismo Universitário, coordenada pelo Prof. Wagner Souza e Silva, do CJE/ECA, tem o principal objetivo de dar visibilidade à produção advinda de estudantes de cursos superiores brasileiros, buscando aproximar docentes da área, com o intuito de também reforçar o intercâmbio de experiências, estratégias e ideias em torno do ensino do fotojornalismo.

(foto_ufca)
Maria Valdelice Cruz Barbosa e suas filhas na sala de seu apartamento do Minha Casa Minha Vida – Residencial Tenente Coelho 4, em Juazeiro do Norte, Ceará. Maria Valdelice Cruz Barbosa, atualmente com 39 anos, exerce tripla jornada, dividindo seu tempo entre o emprego de Guarda Municipal na prefeitura de Juazeiro do Norte, suas funções de dona de casa, cuidando de suas duas filhas, e a atividade desportiva,como maratonista. Participante ativa das corridas realizadas no interior do Nordeste brasileiro, ela já conquistou vários prêmios, tendo ainda participado da corrida de São Silvestre, na cidade de São Paulo. Foto: Alex Sandro dos Santos Vieira, 2017. UFCA – Universidade Federal do Cariri.

A chamada de trabalhos foi encaminhada a docentes de fotojornalismo de várias instituições brasileiras, que ficaram responsáveis pela curadoria e pré-seleção de até três imagens produzidas por estudantes de suas disciplinas. A seleção final das imagens foi realizada pelos Profs. Drs., Atílio Avancini, Luciano Guimarães e Wagner Souza e Silva, responsáveis pelas disciplinas de Jornalismo Visual do CJE. Além do próprio curso de jornalismo da ECA, participam da mostra, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFCA (Universidade Federal do Cariri – PE), UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, SENAC de São Paulo e UEL (Universidade Estadual de Londrina), UNICAP (Universidade Católica do Pernambuco) e UFBA (Universidade Federal da Bahia).

(foto_usp.jpeg)
A marca delas na Universidade.  Primeiro grande ato de mulheres realizado na USP, que contou com a presença de cerca de 300 manifestantes, entre estudantes e servidoras. Tendo como pauta central a segurança para as mulheres, o ato reivindicava melhorias na administração, tais como mais iluminação, aumento da circulação de ônibus no período noturno e a criação de um centro de referência à mulher. Foto: Bárbara Monfrinato, 2015. USP – Universidade de São Paulo.

Estudantes participantes: Acsa Tamires Santana de Lima, Alex Sandro dos Santos Vieira, Amanda de Souza Xavier Melo, Barbara Monfrinato, Bruno Codogno, Damiana Judivania Silva Barbosa, Dudu Assunção, Etienne Faivre, Fernando Correa, João Brandão, Josué Braun, Leonardo Bueno, Lilian dos Santos Dias, Luana Rafaela Schwade, Maria Luiza Rodrigues Padilha, Sabrina Freitas, Yasmin Nunes.

Professores curadores: Ana Taís Martins Portanova Barros (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Atílio Avancini (Universidade de São Paulo – USP), Armando Fávaro (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/SP), Bruno Alencastro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS), Cássia Popolin (Universidade Estadual de Londrina – UEL), Elane Abreu (Universidade Federal do Cariri – UFCA), Guilherme Tosetto (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), Leandro Pimentel (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ), Luciano Guimarães (Universidade de São Paulo – USP), Renata Maria Victor de Araújo (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP), Rodrigo Rossoni (Universidade Federal da Bahia – UFBA), Marcelo Eduardo Leite (Universidade Federal do Cariri – UFCA), Wagner Souza e Silva (Universidade de São Paulo – USP).

A mostra será realizada no Espaço “Antônio Carlos D’Ávila”, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, a partir do dia 16/10, e ficará aberta ao público até o dia 31/01/2020, de segunda à sexta, das 8h às 21:00.