Livros

Storytelling e histórias de em oásis cultural de professor – aposentado – da ECA

Oásis cultural” é como o professor – aposentado – do CJE, Edvaldo Pereira Lima, qualifica o espaço virtual que acaba de lançar, dedicado ao mundo do storytelling – na versão oriunda do jornalismo literário -, das narrativas biográficas, das histórias de vida e do que denomina comunicação construtiva.

Essa iniciativa do professor – conhecido pela sua trajetória acadêmica marcada por inovações ao longo da carreira – está associada à sua abordagem transdisciplinar da comunicação, vista como entrelaçada ao processo evolucionista de ampliação de consciência de indivíduos e povos. No centro de tudo, está seu interesse em contribuir para o desenvolvimento integrado do ser humano, como profissional e pessoa.

Abertos a profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento, os programas oferecidos destinam-se tanto a quem deseja aperfeiçoar práticas narrativas, quanto utilizar as histórias de vida como instrumentos auxiliares de autoconhecimento e transformação pessoal. Cursos, um fórum permanente, um serviço de mentoria coletiva e outro de story coaching individual fazem parte do pacote educacional, além de uma unidade de produção de conteúdo. O Lab HVida – Laboratório de Histórias de Vida – é o catalisador simbólico do novo espaço.

O portal principal é www.storycoach.com.br e o complementar é edvaldopereiralima.com.br

“Esse trabalho é como uma extensão do que tive o privilégio de nutrir a partir da ECA”, comenta o professor. “Desse meu ninho cultural, do qual tenho imenso orgulho, me foi possível estender o alcance, nesse meu nicho de ação, da nobre função da USP em reverter, para a sociedade, os benefícios do avanço do conhecimento. Lá atrás, na origem da minha trajetória, está a atmosfera estimulante de abertura de horizontes que encontrei no CJE do meu tempo de aluno de Mestrado e Doutorado e depois no meu período de docente da casa. Por isso minha perene gratidão à instituição e às pessoas que a fazem acontecer ao longo do tempo”.