Livros

Professor aposentado do CJE lança dois livros numa única semana

Edvaldo Pereira Lima, professor aposentado do CJE, lançou esta semana dois livros, de uma só vez.

Refletindo a carreira do professor, que combina a produção acadêmica com a produção de livros de não ficção para o público geral, unindo teoria e prática no seu estilo inovador, sustentado pela sua base conceitual e prática no jornalismo literário, uma de suas obras é uma contribuição didática pioneira: a transferência do que denomina “tecnologia narrativa do Jornalismo Literário” e da escrita criativa – através de seu método Escrita Total – para o marketing de conteúdo épico.

A outra, é a aplicação desse know how em um livro híbrido, de leve caráter biográfico e de memória empresarial.

Seguem os depoimentos do autor sobre os livros:

Storytelling e Escrita Criativa em Marketing de Conteúdo

Meu novo livro.

Desde sempre vislumbro a contribuição que o know how narrativo do Jornalismo Literário pode dar a outras áreas de conhecimento que precisam praticar comunicação impactante e engajadora. O storytelling – em estilo JL – tem muito a oferecer, quando aplicado com domínio da arte e respeito aos seus princípios , como a humanização.

O transporte e adaptação para as narrativas biográficas – perfis, biografias, memória, ensaio pessoal, biografia, narrativa de viagem – pode funcionar muito bem, como tenho feito na minha própria produção de livros dessa categoria. Igualmente é muito útil quando se faz uma dobradinha com o Jornalismo de Soluções, tal como já tive a oportunidade de desenvolver em cursos.

O campo de possibilidades é muito vasto. Em escrita terapia – ação pioneira que tive a oportunidade de realizar há pouco, em curso desenvolvido com minha amiga Monica Martinez -, em comunicação organizacional – interna e externa -, na gestão de crises de comunicação etc.

Neste meu novo título, uma obra didática associada à disciplina específica que conduzo no MBA em marketing produzido pelo IESDE, integro elementos do JL – especialmente da minha proposta Jornalismo Literário Avançado – ao meu método Escrita Total de escrita criativa, direcionando-os à produção de marketing de conteúdo épico.

Ambos são instrumentos maravilhosos para um upgrade narrativo nessa modalidade de marketing – ainda pouco conhecida no Brasil – que tem uma proposta com muitos pontos em comum com o JL e é praticada em nível excelente por empresas como a multinacional de roupas esportivas ecológicas Patagonia, pela revista internacional da John Deere, “The Furrow”, por canais digitais internacionais da Airbnb, da Red Bull e, em menor escala, pela Southwest Airlines.
Conhecer esse caminho de trânsito do JL para o marketing de conteúdo épico pode ser muito útil para os jornalistas que estão migrando de área.

O livro pode ser adquirido à parte, você não precisa obrigatoriamente se cadastrar no curso organizado pelo IESDE. Mas um QR Code no livro dá acesso às videoaulas da disciplina.

https://www.videolivraria.com.br/storytelling-e-escrita-criativa-em-marketing-de-conteudo

Focado em pessoas

Meu (segundo) novo livro do ano:

Acaba de entrar em pré-venda, no Clube de Autores.

É uma obra dessa minha linha específica de produção em parceria em que a pessoa que contrata os meus serviços entra com a história e conteúdo especializado que tem para compartilhar, eu entro como o criador intelectual, editor criativo, storyteller estrategista e escritor. A bordo, meu estilo próprio de uso do que chamo de tecnologia narrativa do Jornalismo Literário, o livro construído – como gosto de esclarecer ao leitor – “a duas mentes, dois corações e quatro mãos”.

Pela segunda vez, tenho a honra de trabalhar num projeto de grande fôlego com Pedro Janot, primeiro presidente-executivo da Azul Linhas Aéreas. Um ser humano de extraordinário valor no enfrentamento digno de sua Jornada do Herói na vida real, Pedro foi o MAESTRO DE VOO que materializou na empresa a vontade idealizada do fundador, David Neeleman, de tornar a Azul, como a JetBlue, também fundada por ele, uma empresa que “traz a humanidade de volta às viagens aéreas”.

Liderar o processo de humanizar o ambiente de trabalho e humanizar o atendimento ao cliente foram duas das mais importantes contribuições de Pedro na formação da cultura da Azul. As sementes e raízes que Pedro implantou transformaram-se em magnífica árvore frondosa. Não por acaso, a Azul foi a vencedora global, em 2022, da prestigiosa premiação Customer Centricity, da Arcet e da Universidade de Chester, na categoria Cultura Centrada no Cliente.

Fico muito feliz de poder contar histórias que inspiram e representam iniciativas transformadoras do mundo para melhor. Quando essas histórias são do mundo dos negócios, centradas em pessoas que estão de fato fazendo a diferença, o sabor de contá-las é muito especial. A história de Pedro é uma dessas pepitas de ouro que brilham agora não apenas na aviação, mas se espalham gradativamente para outros setores da atividade econômica, este protagonista notável pontuando-as na sua trajetória atual de palestrante, consultor, empreendedor e mentor que tem o que contar.
https://clubedeautores.com.br/livro/focado-em-pessoas