ISSN 2359-5191

24/11/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 106 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Química
Ano da Química traz coordenador internacional de atividades para USP
Representante da Iupac (União Internacional de Química Pura e Aplicada) visita o IQ – USP, onde ministrará palestra sobre a importância da Química para a sociedade

São Paulo (AUN - USP) - O pesquisador John Malin, representante da Iupac e presidente do Comitê Gestor do Ano Internacional da Química no Brasil visitará o IQ – USP para tratar das ações da instituição para o ano de 2011. Esse foi o ano eleito pela ONU para o evento, já que nele se comemora o centenário de um dos episódios mais importantes para essa Ciência: o Prêmio Nobel dado à cientista polonesa Marie Curie pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.

Além da Iupac, também a Unesco (órgão da ONU responsável pela coordenação de atividades educacionais, científicas e culturais) está internacionalmente envolvida. Já no Brasil, a responsabilidade ficou sob a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que tem divulgado suas ações junto ao website “Química Nova Interativa”, do qual é representante o professor Guilherme Marson, que também representa o IQ nessa comemoração.

Para Marson, embora a Química seja uma ciência onipresente nas realidades materiais e nas transformações cotidianas, inclusive industriais, ela se tornou “um bode expiatório” que ainda carrega uma imagem negativa junto à sociedade. Por isso foi escolhido o slogan “Química para um mundo melhor”, numa tentativa de reverter “essa imagem injusta e inconveniente” que criaram.

Para o professor, se não for possível fazer uma mudança total nessa imagem negativa que criaram para a Química, pelo menos “que as atividades de pico das comemorações em 2011 possam semear sementes junto a esse pântano de ignorância que criaram nas pessoas”.

O IQ propõe para o ano que vem, segundo o professor, quatro ações concretas relacionadas ao evento: montagem de exposições interativas junto à Estação Ciência, seminários e palestras de especialistas em espaços públicos dentro e fora da USP, apresentações teatrais do grupo “Química em Ação” e a produção de material acadêmico e interativo.

Segundo Marson, a fim de otimizar a ação dos pesquisadores, a SBQ tem negociado junto ao CNPq um edital de dois milhões de reais, para financiar ações e propostas. O IQ, nesse aspecto, tem atuado em parceria com a Estação Ciência.

Marson encerra dizendo que “não dá para se ter qualidade de vida sem conhecimento químico”. Para ele, a Química e o seu entendimento são condições “sine qua non para que a sociedade não chegue a um beco sem saída”. A expectativa é que, a partir de 2011 as ações nesse aspecto se tornem “perenes e constantes na tentativa de provar às pessoas o quão valiosa é a Química como ferramenta”.

Malin ministrará a palestra “The Relevance of Chemistry and the International Year of Chemistry” no dia 25 de novembro, das 10h45min às 12h00min, no anfiteatro Vermelho no andar Superior do bloco 6 do IQ. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Para acompanhar as ações da SBQ para 2011, dirija-se ao site da http://qnint.sbq.org.br/qni.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br