ISSN 2359-5191

24/11/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 106 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Encontro discute o jornalismo alternativo no interior do Brasil

São Paulo (AUN - USP) - A Semana de Jornalismo Popular e Alternativo chega, nos dias 2 e 3 de dezembro a sua terceira edição. Desta vez, o evento ,promovido pelo Alterjor (Grupo de Pesquisa de Jornalismo Popular e Alternativo), se volta para o interior do Brasil, traçando um panorama da mídia alternativa fora dos grandes centros. O encontro será realizado na cidade de Avaré e desempenha também o papel de Primeiro Colóquio de Comunicação Regional.

O evento, que reunirá 50 pesquisadores e um público aproximado de 200 pessoas, fará um mapeamento das experiências em mídia alternativa no interior do Brasil, ao mesmo tempo que criará laços mais fortes entre o pólo de estudos da ECA-USP e o da Eduvale, de Avaré, formando uma rede de pesquisadores de mídia alternativa.

Entre as atividades do encontro estão debates e apresentação de trabalhos, além do lançamento do livro "Manuais de redação e jornalistas – estratégias de apropriação", de Marcelo Bronosky, e uma exposição fotográfica do professor da ECA, Atílio Avancini.

No primeiro dia do evento, o grande destaque é um debate intitulado "Mídias de resistência: comunicações alternativas para o interior do Brasil", o qual será mediado pela professora de Jornalismo da USP, Nancy Nuyen Ali Ramadan, e contará com a participação cinco convidados: Alessandra Naves Araújo da Eduvale, Alice Mitika Koshiyama e Eneus Trindade Barreto Filho, da ECA-USP, Marcelo Engel Bronosky, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e Wilton Garcia, da UBC, Universidade BRAZ CUBAS, de Mogi das Cruzes.

O segundo dia, haverá, no período da tarde, duas sessões de apresentação de trabalhos, "Ondas Comunicacionais" e "Retratos Midiáticos", que abordarão desde a distribuição geográfica das mídias, até a presença feminina no rádio. Após as sessões, haverá o lançamento do livro de Bronosky, além da apresentação de obras menos recentes de Eliza Bachega Casadei, Olga Ribeiro Defavari e Rafael Duarte Oliveira Venancio. Ainda na noite de sexta-feira, ocorrerá a discussão do ensino de Jornalismo Alternativo no contexto universitário, seguida por outra, desta vez sobre a produção audiovisual de mídia alternativa.

Dennis de Oliveira, um dos fundadores do Grupo e organizador da Semana , diz que o objetivo do encontro não é necessariamente fazer uma comparação entre a mídia alternativa dos grandes centros e a do interior, já que há uma grande diferença entre as relações políticas e sociais nos dois cenários. A comparação poderia, portanto, levar a conclusões equivocadas.

A Semana de Jornalismo Popular e Alternativo discutiu, em suas duas primeiras edições, respectivamente, as experiências e a conceituação do Jornalismo Popular e Alternativo, o qual foi definido pelo próprio grupo como aquele que promove "a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos".

O Alterjor é um grupo de pesquisa sediado no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes. Dennis de Oliveira conta que ele surgiu a partir da observação do meio universitário de pesquisa da mídia, o qual, segundo ele, sempre foi muito voltado à mídia hegemônica e deixava as alternativas a ela em segundo plano. O Alterjor conta atualmente com a colaboração de pesquisadores de diversas instituições de ensino.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br