ISSN 2359-5191

06/12/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 25 - Sociedade - Museu Paulista
Vídeo lançado pelo Museu do Ipiranga é premiado em festival internacional

São Paulo (AUN - USP) - O vídeo –Poses do 19Th – 9 minutos (19th Poses – video), lançado pelo Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) como parte de um projeto que pretende articular a curadoria histórica com a artística, ganhou o Grande Prêmio de Cinema de Arte do Festival Audiovisuel International Musées & Patrimoine, na categoria “Curta-metragem”. O festival, organizado pelo Comitê para o Audiovisual e as Novas Tecnologias de Informação e do Som (AVICOM) aconteceu entre 25 e 29 de novembro de 2002, em São Paulo, no Instituto Itaú Cultural.

A produção do vídeo mobilizou 1338 retratos no formato carte-de-visite feitos em São Paulo, entre 1862 e1885, por Militão Augusto de Azevedo, trabalho realizado após a digitalização das reproduções dos retratos originais em ilha de edição digital. “O vídeo procura, através de uma seqüência animada de retratos, chamar a atenção para a retórica visual do corpo posado. Em outras palavras, procuramos despertar a reflexão de que o retrato fotográfico é uma representação, fruto de um contrato entre fotógrafo e fotografado. O retrato é a imagem que o indivíduo constrói de si para a sociedade e, neste sentido, podemos dizer que a pose, o cenário, a expressão, são todos componentes de uma performance teatral e ficcional”, afirma Solange Ferraz de Lima, umas das curadoras do projeto.

A historiadora conta que o retrato no formato 9x6 (chamado “cartão de visita”) popularizou-se rapidamente em meados do século XIX devido ao seu baixo custo, e milhares de pessoas procuravam os estúdios para se retratarem. Assim, a seqüência foi acompanhada por trilha sonora especialmente desenvolvida com colagens de samples e distorções sonoras, para destacar o caráter de reprodutibilidade técnica e mecânica que marcou o século XIX. “Marca-se a tensão entre o desejo do indivíduo de ter a sua imagem eternizada e única e o estereótipo da pose em uma produção maciça” explica Solange. Ela destaca ainda que a produção contou com o apoio integral da finalizadora Espaço Digital - que abriu o espaço gratuitamente para o uso de sua ilha digital de edição e tratamento de imagens - e do Fundo de Pesquisas do Museu Paulista da USP.

O projeto “Cultura Visual: Entre Arte e História”, sob a curadoria geral de Solange Lima e Vânia Carneiro de Carvalho – também historiadora do Museu Paulista da USP – e curadoria artística de Gavin Adams, artista plástico, doutorando pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP), inclui a reformulação da exposição sobre os retratos fotográficos da coleção Militão Augusto de Azevedo que ocupa hoje uma sala no Museu Paulista da USP e a montagem de outra exposição que abrigará trabalhos de artistas plásticos que se inspiram em coleções ou objetos do século XIX. Também está prevista a realização de um seminário com três mesas-redondas: uma com os artistas envolvidos para discutir os processos de criação e o potencial de coleções históricas para a produção artística; uma com curadores e historiadores envolvidos com pesquisa e coleções fotográficas; e uma com críticos e curadores de artes. Uma das questões em debate será a presença de instalações artísticas em exposições históricas.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br