ISSN 2359-5191

16/09/2013 - Ano: 46 - Edição Nº: 64 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Brasileiros
Processos digitais de catalogação são tema de seminário internacional
Evento do “Grupo de Trabalho Arquivos de Museus e Pesquisa da USP” debate uso de recursos tecnológicos
O evento debate utilização de meios digitais no processo de arquivamento e reprodução dos acervos

Acontece entre os dias 17 e 18 de setembro, o III Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa. O evento é uma parceria entre o Sesc SP e o Grupo de Trabalho Arquivos de Museus e Pesquisa – que envolve entre seus membros, especialistas do Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Paulista e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, além da Pinacoteca do Estado de São Paulo – e tem como foco, o debate sobre a utilização de meios digitais no processo de arquivamento e reprodução dos acervos de museus e instituições afins.

O evento será pautado a partir de três eixos principais: Estratégias de comunicação em contextos digitais,  Acervos e coleções digitais: da reprodução do objeto à representação virtual, e Sistemas de informação e documentação: da estruturação do significado à estrutura da significação, definidos pelos organizadores a partir de seus trabalhos correntes no Grupo.

Cada vez mais necessários no cotidiano das instituições que manuseiam, pesquisam e disponibilizam seus acervos para o público, os recursos digitais ampliam as formas de manutenção e divulgação dos arquivos. Em um processo de mudança, as ferramentas virtuais que estavam distantes do campo das humanidades se tornam imprescindíveis para esta nova forma de trabalho.

O IEB, por exemplo, já disponibiliza parte de seu acervo pelo site do instituto. Lá é possível entrar em contato com as imagens e reproduções dos mais de 87 mil documentos que estão em seu arquivo, além das novas aquisições que, após serem limpas e catalogadas, são registradas online através de uma interface desenvolvida para os próprios arquivistas, para que posteriormente as buscas sejam mais eficazes, colaborando com o trabalho do pesquisador.

Os recursos digitais ampliam as formas de manutenção e divulgação dos arquivos

Arquivos e museus da universidade

O Grupo de Trabalho Arquivos de Museus e Pesquisa, organizador do evento, é coordenado pela professora Ana Gonçalves Magalhães do MAC, mas conta com membros de diversas unidades da USP. Foi constituído durante o I Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa, em 2009, como um grupo de pesquisa interdisciplinar a partir da reunião de profissionais da área de arquivologia, museologia, biblioteconomia, conservação e curadoria de consagradas instituições paulistanas, como os museus da USP.

A partir das atividades realizadas pelo grupo, foi possível mapear questões relativas aos processos de arquivamento de museus, o que trouxe para as discussões, procedimentos práticos do serviço arquivológico que resultam em eventos para divulgação e difusão daquilo que é pensado pelo grupo. “A partir delas [das discussões do grupo], já organizamos dois seminários internos e dois seminários internacionais, para os quais dividimos com especialistas brasileiros e estrangeiros questões em torno da informatização de acervos em geral, metodologias de organização da informação, gestão da informação, além do problema do acesso e a lei de direitos autorais no Brasil”, completa a professora em nota sobre o grupo.

Serviço
III Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa: Humanidades e Interfaces Digitais
Data: 17 e 18 de setembro de 2013, terça e quarta, das 10 às 18 horas.
Local: Teatro Anchieta do Sesc Consolação. Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo.
Inscrições a partir de 1º de agosto, pelo portal sescsp.org.br.  De R$ 20 a R$ 80, as vagas são limitadas.
O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, Museu de Arte Contemporânea e Museu Paulista da USP, e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Fotos: Cecília Bastos / Jornal da USP

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br