sistema marte

 

 
por
Júlia Tavares



O
ano de 2004 foi marcado por grandes comemorações pelos 70 anos da Universidade de São Paulo. A Revista Espaço Aberto não ficou de fora e fez, mensalmente, uma série de reportagens sobre a informatização na USP. Mostramos o funcionamento da unidade que controla seus computadores centrais, o Centro de Computação Eletrônica; do órgão responsável pela destinação de verbas para informática, a Comissão Central de Informática; e do Departamento de Informática, que executa os grandes programas coorporativos da USP.

Ao longo de sua história, a USP foi pioneira nas opcções que fez para a sua informatização. Alguns fatos marcam o desenvolvimento desse trajeto, tais como a criação do primeiro computador brasileiro, o Patinho Feio, em 1972, e a primeira transmissão de dados via modem no Brasil, também nos anos 70. Hoje, com a rede de computadores na USP completa e interligando os 800 prédios do campus da capital e do interior, a inovação ficará por conta da rede sem fio, que, segundo Bonilha, está em fase de testes.

Ao longo de sua história, a USP foi pioneira nas opcções que fez para a sua informatização.

Tamanho salto só pode se tornar realidade pelo trabalho desenvolvido desde os anos 70, com a interligação dos computadores por modens primitivos. A rede começou a se consolidar nos anos 80 e foi modernizada nos anos 90, com um projeto ambicioso que acompanhou a substituição dos computadores na main frame (computadores grandes aos quais se têm acesso através de terminais) por micro-computadores. Esta fase é tida pelo atual vice reitor Hélio Nogueira como um dos marcos da informatização da USP. "Durante a gestão do professor Imre Simon na CCI, criamos os centros de informática em cada um dos campus no interior", diz ele, que acompanhou de perto essa etapa quando foi coordenador da Coordenadoria de Administração Geral (CODAGE), de 1994 a 2001.

A criação pelo Conselho Universitário neste ano da Coordenadoria de Tecnologia da Informação é vista pelo vice-reitor como o encerramento deste ciclo de interligação. "Antes o CCI deliberava e o CCE implementava. Para gerenciar tudo isso, não basta o CCE, por isso a criação da nova coordenadoria", comemora Nogueira.
A modernização da informatização da USP nos anos 90 foi acompanhada pela adaptação dos sistemas corporativos. Quem executou o trabalho foi o Departamento de Informática, ligado à reitoria. O antigo Quíron, sistema que cuidava da vida acadêmica de alunos da graduação e pós-graduação, foi mudado para o Fênix (pós-graduação), em 1996, e Júpiter (graduação), em 1998. O Proteos, que acompanha o andamento dos protocolos, foi adaptado para a nova versão, diretamente na Web, em 1999, mesmo ano da implantação do Mercúrio, sistema de gerenciamento financeiro. O último sistema a "entrar no ar" foi o Marte, do departamento de recursos humanos, e responsável pela geração da folha de pagamento.

foto:Francisco Emolo

Vera:"São sistemas interessantes porque foram desenvolvidos aqui dentro"
foto:Francisco Emolo

Adilson:"administrar os diferentes aspectos da informação"
A Revista Espaço Aberto também destacou a história, os desafios e os planos futuros de cada sistema, que, para Adilson Caravalho, atual coordenador da Coordenadoria de Administração Geral (CODAGE), trouxeram o ganho de "administrar os diferentes aspectos da informação de maneira automática, ao alcance dos dedos". Carvalho diz usar o banco de dados dos diferentes sistemas com bastante freqüencia. "Posso obter qualquer tipo de relatório, como por exemplo, informações a respetito de quantos funcionários recebem o vale alimentação. Em uma hora já tenho essa resposta", avalia.
Carvalho destaca outra vantagem. "São sistemas interessantes porque foram desenvolvidos aqui dentro, não foram softwares comprados".Vera Lúcia de Barros Amaral, assistente técnica e há 13 anos na CODAGE, acrescenta que dessa forma os sistemas poderam ser integrados. "A base de dados é a mesma em todos. Isso facilita a gestão e representa enorme ganho de tempo", diz Vera. "Os sistemas se conversam. Eu consigo ver alguém na folha de pagamento e da mesma forma ver essa pessoa como professor", exemplifica, citando o
Mercúrio e o Júpiter.

Vera e o professor Adilson atribuem o sucesso dos sistemas coorporativos à qualificação e responsabilidade do pessoal envolvido, à ousadia em função de perseguir o desafio de construí-los, à paciênia na espera de que fossem finalizados e à política de continuidade da Codage. "Saiu o profesor Hélio Nogueira [coordenador da Codage de 1991 a 2001], entrou o profesor Adilson [em 2001] e nada parou", destaca Vera.

O traço de pioneirismo da USP em relação à informatização esteve sempre presente, mesmo em épocas difíceis

O traço de pioneirismo da USP em relação à informatização esteve sempre presente, mesmo em épocas difíceis como no chamado período de "reserva de mercado" durante a ditadura militar. É o professor Oswaldo Fadigas Fontes Torres, diretor da Poli de 1968 a 1971 e incentivador da criação do CCE, quem contou: "Convenceram os militares de que se precisava criar uma indústria informática no Brasil, e a solução que eles criaram foi impedir a importação de tecnologia, uma coisa absurda".

A reserva de mercado foi abolida no final dos anos 80, e coube à USP buscar se atualizar em termos de computadores e programas. "Os cientistas da USP tiveram muita visão e escolheram caminhos
foto:Cecília Bastos
tecnolgicos que se mostraram vitoriosos. Isso é mérito do pessoal da área", reforça Nogueira, que também destaca o esforço com treinamento de funcionários para acompanhar tantas mudanças. "As novas gerações de alunos já chegam mais informatizadas que as gerações anteriores. Aprendem muito cedo, então a universidade sofreu grandes modificações não só administrativas como acadêmicas nas suas atividades. A informática avançou muito também nas bibliotecas".
Hélio Nogueira : "As novas gerações de alunos já chegam mais informatizadas ."

Ele lembra que os investimentos feitos a partir de então foram numerosos. "É um novo mundo que está sendo criado, isso tem implicaçõs inclusive de custos. A informática é cara, evidentemente, mas a melhor gestão permite economias importantes, como a redução de gastos de telefone ou postagem através da Internet e do e-mail", finaliza o vice-reitor.