destaque

 

 

por
Júlia Tavares

 

destaque

infantil

música

resenhas

resenhas infantis

Presépios do mundo todo

Modelo em barro feito no México










Ao lado da árvore de natal, os presépios são um dos grandes símbolos da data religiosa que comemora o nascimento do menino Jesus. A arte da montagem de presépios, no entanto, é um hábito que remete ao ano de 1233, em Greccio, pequena cidade da Itália central, onde o santo Francisco de Assis idealizou uma representação teatral do nascimento de Jesus, conhecida como o primeiro presépio vivo. O costume se difundiu e, a partir de 1700, se consagrou como uma das grandes manifestações artísticas em Nápoles. Foi quando surgiram as competições de presépios, e estes ganharam impressionante realismo pela humanização das cenas e figuras que retratavam o modo de vida da época.

Hoje o Presépio Napolitano é um dos mais famosos do mundo, e 1.620 peças deste conjunto podem ser conferidas no Brasil, no Museu de Arte Sacra. São 161 figuras e 145 acessórios, reproduzindo uma autêntica vila italiana, além da cena da Natividade. O presépio mostra o cotidiano da aldeia, representado pelas diversas profissões como pastores e homens do campo, além dos músicos e da cena da tarantella, dança típica que anima a festa de Natal.
presépio napolitano

O acervo do Museu de Arte Sacra reúne no total 130 presépios. Sete deles foram selecionados para uma exposição gratuita na Estação Tiradentes do Metrô, durante os meses de dezembro e janeiro. A idéia é mostrar a diversidade de presépios existentes no mundo, como o do México, que é representado com um modelo de barro seco, isopor e cortiça, e o da Áustria, mostrado com um modelo de madeira, coquinho, tecido e pinhas.

Um dos monitores do museu, Sérgio Alves, explica que os presépios sinalizam a cultura de cada país. "No presépio japonês, José e Maria têm traços japoneses e eles se vestem com roupas de seda", diz Alves, lembrando que outros modelos que se destacam pela originalidade são o da África do Sul, com bonecos feitos
de jacarandá, e o da Ilha da Madeira. "A figura de Maria aparece com sete saias portuguesas, que é um símbolo de nobreza e riqueza em Portugal", explica.

As figuras humanas dos presépios variam de 10 cm a 1,5 m. Vários são miniaturas, como é o caso de um modelo da Alemanha, feito em porcelana. Outro que impressiona pela delicadeza é de São Paulo, construído dentro de uma casca de noz. Já figuras maiores compõem o Presépio Napolitano, principal conjunto do museu, que não estará na estação de Metrô. Suas raras peças foram trazidas da Itália por Francisco Ciccillo Matarazzo, em 1949, e, desde então, estimularam a criação de um museu especialmente para abrigar as obras.

 

box

Estação Tiradentes do Metrô
H. diariamente, das 4h40 às
00h28
Entrada franca
Até 31/1/2005

Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676
T. (11) 3326-1373
H. de terça a sexta-
feira, das 11h às 18h,
e sábados, domingos
e feriados,das 10h às
20h
Ingresso: de R$ 2 a R$ 4.
Idosos e crianças até
8 anos não pagam entrada
Exposição permanente