Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Esportes Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

por Circe Bonatelli
Fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo

Veja também:
As dez metas para a educação
Professores lançam reivindicações diante do Plano do Governo
A escola é nossa!
Comunidade pode e deve orientar ações pedagógicas e uso de verbas

 

 

 

foto crédito: Cecília Bastos
A reitora Suely Vilela assina parceria para o Programa de Pré-Iniciação Científica

 


Iniciação antes de entrar na USP

Outro flanco na tentativa de resgatar os bons tempos da escola pública é o Programa de Pré-Iniciação Científica. Através dele, a USP abrirá os seus laboratórios para 400 alunos do ensino médio vindos da rede estadual. Duas vezes por semana, durante um ano, a moçada poderá desenvolver pesquisas nas três grandes áreas do conhecimento - exatas, humanas e biológicas - na capital e no interior de São Paulo.

Ao desbravar a ciência, os jovens do 1º e 2º ano terão ajuda dos seus professores cotidianos, além dos novos colegas de estudo, desde o graduando ao pós-doutor.

Completa-se o incentivo com uma bolsa mensal de R$ 150, obtida pelo programa uspiano junto a parcerias privadas.

"O objetivo, a longo prazo, é aumentar as chances dos bons alunos de escolas públicas de entrar nas universidades ou escolas técnicas, desenvolver espírito crítico, aumentar a motivação para estudar, ou simplesmente ler", sintetiza a pró-reitora de Pesquisa, Mayana Zatz, coordenadora da iniciativa.

"A gente tem a percepção de que o aluno da escola pública não alcança a idéia de ser um aluno de uma universidade igualmente pública", pondera Alina Corrêa, diretora-geral do maior site com dicas para estudantes no Brasil, o Universia. "A universidade pública tem a missão de participar do desenvolvimento e formação do estudante."

 

Serviço

Programa de Pré-Iniciação Científica

Quem pode? Alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública, onde houver unidades da USP. É preciso ter entre 15 e 18 anos, bom desempenho escolar e disponibilidade de oito horas semanais.

Os Anfitriões: Professores da USP, com doutorado concluído e recursos para receber os novos pesquisadores.

Como participar: enviar projetos para a Pró-Reitoria de Pesquisa, segundo especificações exigidas. Não serão aceitos projetos de caráter técnico ou administrativo.

Mais informações: acompanhe no site da revista Espaço Aberto ou no endereço: www.usp.br

<anterior página 1 | 2

   
comentar



web
www.usp.br/espacoaberto