Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Conheça USP
Por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo

 

Veja também:
Galeria de fotos

 

 

 

 

Foto crédito: Cecília Bastos
Para Waldir Willian Merisci, técnico administrativo da Faculdade de Direito, o fórum com bons olhos é uma ótima oportunidade para compartilhar idéias sobre o campus da capital


É em busca desta e de outras respostas para o uso dos espaços da USP capital que, regularmente, os participantes do fórum irão se reunir presencialmente e através da rede virtual Stoa. Assim, mesmo quem não participa oficialmente de algum grupo de trabalho poderá, na comunidade on-line Espaço USP (http://stoa.usp.br/espacousp/profile), acessar os materiais de apoio aos grupos, acompanhar as discussões e ainda fazer comentários sobre os assuntos propostos.

Com base nestas reflexões, os grupos de trabalho terão quatro meses para criar as propostas que provavelmente serão submetidas à votação em assembléia com todos os participantes. Logo depois serão encaminhadas para aprovação do Conselho do Campus. De acordo com Maria Cristina, em 2009 começa a implementação do plano sustentável de uso do campus elaborado a partir destas sugestões.
 
Waldir Willian Merisci, técnico administrativo da Faculdade de Direito, participa do grupo de trabalho Patrimônios Natural, Histórico, Científico e Cultural. Para ele, o fórum tem sido uma ótima oportunidade para mensurar as questões que atingem toda a Universidade. "Esta interação é muito importante, já que estamos fora da Cidade Universitária", diz.
 
O diretor da Federação Brasileira de Triatlon, Antonio Macchione, é outro que vê o fórum com bons olhos. Participante do grupo de trabalho Sistema Viário, há dez anos usa as ruas da Cidade Universitária para treinar e por isso acompanha de perto os problemas de trânsito no campus. "Em um único dia quase fui atropelado três vezes", recorda. "É preciso organizar para unir todas as pessoas dentro de um mesmo espaço com segurança e qualidade de vida."
 
A cada dois anos, de acordo com Maria Cristina, os participantes se reunirão para avaliar os resultados dos períodos anteriores. “A Universidade em 1934 tinha uma formação social, a cidade e sociedade eram de um jeito. Hoje, 2008, muita coisa mudou e como é que a Universidade, o campus da capital e a sua expansão territorial foram se adaptando e interagindo com essas mudanças?”, analisa. “Esta é uma discussão perene. Por isso, o fórum é permanente.”

Para participar da criação de propostas para um campus mais organizado basta enviar um e-mail para espacousp@usp.br ou ligar para o telefone 3091-1986.

< anterior página 1 | 2

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto