Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Perfil
Por Maria Clara Matos
Fotos por Cecília Bastos

 


A última obra de Wisnik faz uma homenagem ao futebol e propõe uma reflexão sobre um dos mais apaixonantes esportes


Mas nem só de música e literatura vive Wisnik. Com a canção Sócrates Brasileiro, podemos revelar uma das grandes paixões de sua infância, o futebol. “Foi um privilégio morar em São Vicente. Havia praia, futebol e o Santos Futebol Clube.” Como resultado da influência do “melhor futebol do mundo”, o de Pelé, Wisnik conta que sempre pensou muito no esporte e que desde algum tempo vem pesquisando intencionalmente sobre o assunto. Daí o lançamento de Veneno e Remédio: o Futebol e o Brasil, em que o autor discorre sobre o fenômeno do futebol, “que é o mais mundial dos esportes e talvez a mais compartilhada das atividades humanas” (leia resenha sobre este e outros livros aqui). Sobre a obra ele ainda faz algumas considerações: “A coisa que mais unifica o planeta é o futebol. Para o bem, para o mal, é nesse lugar que o Brasil tem importância, reconhecimento e diz alguma coisa ao mundo. A questão é: nós não podemos ficar inconscientes disso. Por que o futebol ganhou essa importância toda?”

Além desse último lançamento, José Miguel Wisnik já publicou Sem Receita – Ensaios e Canções (Publifolha), O Coro dos Contrários – A Música em torno da Semana de 22 (Livraria Duas Cidades) e O Som e o Sentido (Companhia das Letras), entre outros.

Para ouvir as músicas em mp3, você precisa do Windows Media Player ou outro software de reprodução de áudio. Caso não consiga ouvi-lar ao clicar em seus nomes, baixe o Windows Media Player aqui.

< anterior página 1 | 2 | 3

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto