Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Teatro
por Luiza Furquim


 

 

 


Álbum de Família, de Edu Rodrigues

 

 

 

 

 


Carro de Paulista, de Jairo Mattos


A preços populares

Quando a Apetesp (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo) criou a campanha Teatro é um Barato, na década de 70, os ingressos eram vendidos em kombis que mudavam de lugar a cada dia e formavam grandes filas. Agora, essa tradição existe apenas na memória de antigos freqüentadores do projeto. A associação substituiu os veículos por postos de atendimento informatizado, como o Poupatempo, e este ano ainda traz a grande novidade da venda via internet, através do site Ingresso.com. Quem optar pela compra on-line, paga uma taxa de 15% do valor do bilhete para cobrir os custos da operação.

A campanha movimenta São Paulo até o final de dezembro, trazendo um grande número de peças nas últimas semanas, inclusive as mais destacadas no roteiro teatral da cidade. O projeto da Apetesp está em sua 33a edição e já exibiu mais de cinco milhões de espetáculos, sempre com o objetivo de popularizar o teatro. Este ano, são esperadas cerca de 20 mil pessoas por mês, atraídas pelos baixos preços dos ingressos, com descontos mínimos de 60%, chegando a custar apenas R$ 5,00.

Ao todo, são 72 espetáculos, a maioria deles para o público adulto. Dentre eles, destaque para Álbum de Família, dirigido por Edu Rodrigues, que fala sobre uma família aparentemente normal, mas que, na intimidade, se desestrutura a cada dia (estréia neste domingo e vai até 30 de novembro, domingos, às 20h30, no Espaço dos Satyros); Carro de Paulista, de Jairo Mattos, em que quatro jovens da zona leste pegam um carro emprestado para paquerar as meninas dos Jardins (até 27 de setembro, sábados, às 22h30, no Teatro Ruth Escobar); O Cidadão de Papel, com direção de Ivan Cabral, baseado no livro homônimo de Gilberto Dimenstein, que fala sobre política, educação, cidadania, transportes, sexualidade e ética (até 29 de novembro, sábados, às 21h, no Espaço dos Satyros 1); e Nos Embalos da Jovem Guarda, de Marllos Silva, um musical passado na década de 60, período de auge da jovem guarda (até 27 de setembro, sextas e sábados, às 21h, no Teatro dos Arcos).

Apetesp
Local: rua Paim, 72, Bela Vista
Fone: (11) 3255-3783
Ingresso: A venda dos vale-ingressos (vauchers) também é feita em quiosques da Americanas.com espalhados pela cidade e através do site www.ingresso.com.br (onde também pode ser acessada a programação completa); os vales devem ser trocados por ingressos numerados nas bilheterias dos teatros
Data: até 22 de dezembro

Leia também:
cultura em destaque
exposição
cinema
resenha autor usp
resenha adulto
resenha infanto-juvenil

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto