Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Perfil
Por Maria Clara Matos
Fotos por Cecília Bastos e arquivo pessoal

Arte sobre foto de Cecília Bastos e arquivo pessoal


Veja também:
Sobre como incentivar a música
José Luis de Aquino fala sobre seus projetos e sobre a importância da universidade no incentivo à formação de novos organistas

 

 

Foto: arquivo pessoal
José Luís de Aquino e Ângelo Camin inaugurando o órgão do Instituto de Artes da Unesp, em 1982


O organista José Luís de Aquino se apresentou este ano na Catedral de Notre Dame, em Paris, coroando uma carreira de muito sucesso e dedicação

Para Platão, a música é o meio mais importante do que qualquer outro, porque o ritmo e a harmonia têm sua sede na alma. Para Nietzsche, a vida sem música não teria sentido. Conhecer a trajetória de José Luís de Aquino e ouvi-lo tocar é entender tais filósofos. O músico dedicou sua vida aos estudos e o conhecimento aliado ao talento nato levou-o a um virtuosismo tal que emociona e transcende ao som. Suas apresentações levam-nos a afirmar que ele toca mais do que com o coração, ou com extrema técnica, mas sim com sua alma.

Ainda muito pequeno Aquino se encantou pelo universo musical. Nascido em 1963 no bairro do Ipiranga, já arriscava acompanhar as notas musicais de sua tia que participava do Coral Baccarelli. O artista revela: “Quando eu via o coral se apresentando queria cantar junto”. Mas as influências familiares não pararam por aí; um primo violinista levou-o para conhecer a Catedral da Sé e Aquino diz lembrar-se de perguntar de onde vinha o misterioso som do órgão.

Foi na Igreja de São José que o músico recebeu a educação religiosa e onde despertou sua vontade em ser organista. Ele fala extasiado sobre o instrumento da igreja, que ele considera uma preciosidade: “De 1863, feito por um dos mais célebres construtores de órgãos da Europa, Aristide Cavaillé-Coll, de Paris”. Foi na igreja também que Aquino, com 11 anos, conheceu sua professora de piano.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto