Óleo vegetal puro como combustível para máquinas agrícolas

O óleo vegetal puro é defendido por muitos como uma alternativa para os motores diesel. Existe um projeto de lei em discussão no Congresso Nacional, de autoria do senador Gilberto Goellner (DEM-MT) que prevê a liberação do uso do óleo vegetal em máquinas e equipamentos agrícolas, entre outras aplicações (projeto). Dessa forma, o emprego do óleo vegetal apresenta prós e contras – que estão resumidos a seguir.

“É mais barato, mais eficiente e mais fácil de fazer”, afirma Thomas Renatus Fendel, que é pesquisador e diz que a eficiência foi provada em testes realizados, existindo motores adaptados que consomem até 20% menos óleo vegetal do que diesel mineral para fazer o mesmo percurso. O preço é mais acessível, pois diferentemente do biodiesel convencional a etapa de transesterificação é dispensada, evitando-se a construção de uma usina para tal finalidade. O armazenamento desse tipo de combustível também é mais barato.

Contudo, os principais problemas enfrentados dizem respeito ao alto grau de viscosidade do óleo vegetal quando comparado aos demais combustíveis tradicionais. Esta característica proporciona principalmente menores valores de torque e potência e maiores valores de consumo de combustível. Uma solução simples para correção é a inclusão de um adaptador no tanque de combustível, responsável por pré-aquecer o óleo, reduzindo o grau de viscosidade. Outro problema decorrente são as emissões de acroleína, composto que sob altas concentrações é prejudicial aos seres vivos. Também foi observado que sob condições de baixa temperatura ocorre um aumento no consumo de óleo vegetal, o que pode ser corrigido com a mistura do óleo vegetal com o óleo diesel.

A implantação do óleo vegetal como combustível também esta sujeita a obstáculos políticos e burocráticos, como a elaboração de um sistema de distribuição, a resistência por parte dos fabricantes de outros combustíveis e dos fabricantes de veículos e motores.

Existem relatos de produtores rurais do Rio Grande do Sul que já utilizam o óleo vegetal por ser mais barato e disseram que ainda não houve a necessidade de manutenção corretiva do motor. Mas de qualquer modo, faltam estudos conclusivos para afirmar que o óleo vegetal puro é uma alternativa viável para substituir os atuais combustíveis.

Por enquanto, José Fernando Schlosser emite sua opinião sobre a atual utilização do óleo vegetal puro como combustível, antes dos resultados dos estudos: “Essas experiências absolutamente indicam o uso desta alternativa, mostrando somente que os usuários desejam criar alternativas de cunho econômico imediatista, sem muita preocupação com o ambiente e com futuros problemas mecânicos”.

Leia mais.

Seja o primeiro a comentar