Método Melhora a Capacidade de Previsão de Safras Agrícolas.

Previsão mais precisa de produtividade e monitoramento de culturas agrícolas por sensoriamento remoto multiespectral e dados históricos.

A competitividade no setor agrícola, a busca por novas fontes de financiamento da produção e a necessidade de contratação de seguro rural, tornaram a capacidade de previsão de tamanho das safras um item fundamental para todos que trabalham com produtos agrícolas. O objetivo do método é correlacionar a produtividade com um conjunto de respostas espectrais (captadas por sensores orbitais de bandas largas) do dossel de uma cultura agrícola de mesma variedade com dados históricos dessa cultura, permitindo obter previsões precisas do tamanho da colheita em determinada área.

Diferencial

O diferencial da tecnologia esta em associar o acompanhamento sistêmico da evolução do vegetal, através das respostas espectrais emitidas e analisadas a partir de processamentos digitais desenvolvidos para este fim, com dados históricos da produtividade local. Permite diferenciar a produtividade do mesmo estabelecimento agrícola em lotes.

A vantagem do método está em previsões mais precisas, fornecendo ainda informações adicionais que podem auxiliar no monitoramento e definição do manejo para a safra seguinte. O método permite realizar previsões de safra mais próximas da realidade do que aquelas feitas apenas com dados históricos das safras anteriores e breves visitas ao campo, além de monitorar as plantações com relação à pragas e outros dados, tendo implicações importantes no desempenho financeiro de todos aqueles vinculados à produtividade agrícola.

Exemplo de sensoriamento remoto multiespectral utilizando aeronaves. Fonte: Agência USP

Fonte: Agência USP de Inovação.

Seja o primeiro a comentar