Série de entrevistas: Visões de Estagiários.

Os últimos semestres da Faculdade talvez sejam os mais agitados. Diferentemente dos períodos anteriores, a agitação não vem com as provas e trabalhos. Mas, sim com os processos de estágio. O estágio obrigatório, que no caso da Engenharia de Biossistemas é realizado no último semestre do curso, não é apenas uma disciplina a ser cumprida como também é uma chance de adquirir experiência profissional e quem sabe uma efetivação. O estagio obrigatório é uma etapa essencial para avaliarmos em que área gostaríamos de atuar, de colocar em prática alguns conceitos aprendidos no curso. Como sabemos que esse período é conturbado devido à correria dos processos, que nem sempre são claros, e as dúvidas do que fazer no seguimento da carreira o Portal Biossistemas fará algumas entrevistas com alguns alunos que passaram por esse período. Poder saber como foi a experiência de outras pessoas que passaram pelo mesmo período pode ser uma ajuda para nortear algumas decisões dos alunos da Engenharia de Biossistemas. Na entrevista de hoje veremos a visão dos Engenheiros Johan Tol e Luana Menegassi sobre esse período de estágio.

1 – Conte-nos um pouco como foi sua graduação, em quais atividades acadêmicas se envolveu?

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Johan e sua mãe durante a cerimônia de colação de grau.

Johan – Eu só fui me envolver em atividades extracurriculares a partir do terceiro ano. Isso pelo fato de achar que não daria conta de ter um estágio ou participar de uma agremiação e conciliar com as matérias do curso. No terceiro ano fiz estágio com o Professor Clóvis na área de microeletrônica e no quarto ano estagiei com o Professor Caio Tambelli na área de ensino de Física. Também realizei meu TCC, com o Professor Fabrício na área de Fitorremediação.

Luana – Durante a graduação me envolvi em atividades de Iniciação Científica e atividades na Empresa Júnior (Biossistec). Minha primeira iniciação científica foi um projeto na área de cálculo com o Prof. Juan Lopez. O segundo projeto foi na área de bem-estar com ovinos, com a Prof. Dra. Cristiane Titto. O terceiro projeto foi na área de fitorremedição com adubos verdes, para mitigação do sódio, com o Prof. Dr. Fabricio Rossi. Optei por fazer projetos em diferentes áreas para ter uma visão mais ampla das possíveis áreas de atuação do Engenheiro de Biossistemas e para aprender mais sobre cada assunto. Na Biossistec participei do Departamento de Projeto e Consultoria e do Departamento de Recursos Humanos.

2- Em qual empresa realiza (ou realizou) seu estagio? Em que área essa empresa atua?

Johan – Realizei o Estagio Supervisionado na empresa Pastoriza Indústria e Comércio de Produtos alimentícios, ela produz doces pasteurizados. Atualmente concluí o Estágio II na empresa Produquimica Indústria e Comércio S/A que possui diversos setores, mas a área do estágio foi em Controle de Qualidade da produção de sal mineral para gado.

Luana – Realizei estágio na Fazenda da Toca, uma empresa de produção orgânica e verticalizada. A fazenda por meio da produção agrícola produz os insumos necessários para suas atividades industriais. Dessa forma, tem-se a produção de leite que é processado em laticínio na produção de requeijão, iogurtes e queijos (minas frescal e ricota), produção de ovos que são beneficiados no packing de ovos e frutas que são processadas em sucos e molhos de tomate. A fazenda também produz grãos que são beneficiados na Fábrica de ração para alimentação dos animais.

3- Quais atividades você desenvolveu durante seu estágio?

Johan – No primeiro estágio que fiz, acompanhava a rotina da produção e aplicava melhorias para as linhas produtivas. Atualmente, na Produquímica, atuo no controle de qualidade, portanto acompanho a rotina da produção verificando a qualidade do produto final e das matérias-primas utilizadas. Realizo controle de amostras de matérias primas e produto final, monitoramento de laudos e documentos internos, garantia de organização de estoques, etc.

Luana – Durante o período de estágio foi desenvolvido e implantado o Manual de Boas Práticas Agropecuárias na Ordenha, de acordo com as cartilhas desenvolvidas pelo PAS e a Instrução Normativa N° 62, de 29 de Dezembro de 2011. O desenvolvimento do manual consistiu nas etapas de diagnóstico dos processos e melhorias, descrição dos procedimentos, adequação com a Legislação vigente, treinamentos dos colaboradores, implantação e registros.

A segunda atividade realizada foi o levantamento de todos os fornecedores de matéria-prima para a Fazenda da Toca e verificado se os mesmos possuíam Declaração de Transação Comercial (DTC) e Certificados Orgânicos dos produtos fornecidos, por meio de uma Tabela de Rastreabilidade, consolidando a documentação exigida e a sua organização, cujo trabalho serviu para estabelecer regras na obtenção da matéria prima, dentre elas a política de homologação e pagamento de fornecedores, sendo a DTC o documento condicionante para o pagamento do fornecedor.

A terceira atividade foi na área de gestão ambiental, no qual foi realizado o levantamento de todas as análises físicas, químicas e microbiológicas dos efluentes, conforme CONAMA 430, na ETE da Fazenda da Toca, e compararam-se os parâmetros com a Legislação. Após foi feito o mapeamento dos resíduos produzidos nas unidades de processamento/beneficiamento da Fazenda da Toca e sugerido à reutilização desses recursos e a criação de projetos.

4- Quais disciplinas do curso foram mais importantes durante seu estágio?

Johan – Principalmente a disciplina de Sistemas de Gestão da Qualidade, mas também Controle de Qualidade e Gestão e Empreendedorismo. Além disso, o curso multidisciplinar faz com que aprendamos a pensar rápido e em várias coisas ao mesmo tempo e isso é muito importante no dia a dia do estágio.

Luana em sua defesa de Estágio.
Luana em sua defesa de Estágio.

Luana- Durante o estágio todas as disciplinas contribuíram para o desenvolvimento das atividades, porém disciplinas como sistemas de gestão da qualidade, saneamento rural, controle de pragas, zootecnia de precisão, princípios de zootecnia foram as que mais contribuíram para o desenvolvimento das atividades.

5- Qual conhecimento necessário ao estágio, que durante esse período você percebeu que seria necessário ter no curso, e ainda não é contemplado?

Johan – Meus dois estágios foram na área industrial, outros alunos de Engenharia de Biossistemas também estagiam/trabalham na indústria, a maioria dos produtos agropecuários são processados ou industrializados, creio que o curso poderia ter uma ramificação para essa área.

Luana – Ainda é muito deficiente, não só na grade da Engenharia de Biossistemas, como em outros cursos, matérias relacionadas à produção orgânica. Faltam também matérias mais aprofundadas nas áreas de qualidade. A disciplina optativa de Controle

de Pragas o Prof. Fabricio trabalha a área de produção orgânica que foi de grande valia durante o período de estágio.

6- E como foi o processo para você obter essa vaga de estágio? Quais competências aprendidas durante o curso foram importantes nesse processo?

Johan – Na Pastoriza ingressei através de um contato que fiz com o consultor financeiro da empresa. Na Produquímica realizei uma entrevista após a seleção dos currículos pelos gestores.

Luana – O processo seletivo foi bem tranquilo, eu anexei o currículo no site da empresa e após 15 dias fui convidada a realizar entrevista com 2 gestores da área mais o responsável do Departamento de Recursos Humanos. Por ser uma empresa jovem, o processo seletivo de estágio é por meio de entrevista apenas.

As principais competências necessárias durante o processo são comunicação, relacionamento interpessoal, senso crítico, poder de síntese e sinceridade. Acredito que as atividades extracurriculares são essenciais nessa formação. Projetos de Iniciação Científica são atividades essenciais para o desenvolvimento do senso crítico, relacionamento, comunicação bem como atividades em agremiações que trabalhem o relacionamento interpessoal. A Gestão dos Recursos Humanos dentro de organizações é essencial para o desenvolvimento das atividades. Muitos projetos só são bem sucedidos porque a forma com que você se relaciona durante a atividade é efetiva. Um exemplo que posso citar foram os treinamentos que conduzi aos colaboradores da ordenha, se você não souber lidar com as pessoas de forma simples, humilde e valorizar a importância do trabalho deles, eles também não irão valorizar o seu trabalho.

7- Quais dicas vocês dariam aos alunos do curso de Engenharia de Biossistemas que prestarão o estágio em breve? (como proceder no curso, quais atividades você indica, quais atividades extra-curriculares etc.)

Johan – A principal dica que eu daria para eles é fazer diferente do que eu fiz: não ter medo de entrar em uma agremiação para não prejudicar o desempenho acadêmico. Agora vejo o quão importante é a Biossistec que faz os alunos vivenciarem e aprenderem como funciona a organização de uma empresa.

Luana – Indicaria que estudem sobre tudo, tenham curiosidade em aprender coisas novas e pensem fora da caixinha. Dependendo da organização você terá que saber de tudo e mais um pouco, então é bom desde já começar a ter esse olhar mais descentralizado.

Outra dica é a participação em atividades extracurriculares, seja em Iniciação Científica, agremiações ou trabalho voluntário. Aqui vai uma dica, não pensem que Iniciação Científica é só para quem quer trabalhar com pesquisa, pelo contrário, a Iniciação Científica é uma atividade muito importante para você aprender formular ideias, ser objetivo, persuasivo e se comunicar. A Iniciação foi uma atividade que me ajudou muito durante o estágio, principalmente na questão do desenvolvimento do Manual de Boas Práticas.

Se relacionem com pessoas de todas as personalidades, seja comunicativo, saiba ouvir e proativo. Essas características são essenciais seja durante o período da graduação, estágio e qualquer atividade que for realizar em sua vida.

Vejam mais entrevistas sobre a atuação do Engenheiro de Biossistemas nos links a seguir:

Deise Nascimento, Monsanto.

Franklin Utida, Natura.