Entrevista com Franklin Utida, graduando em Engenharia de Biossitemas e estagiário da Natura.

Texto e entrevista realizados por: Aline Deliberali.

1620951_722743031133374_2350194945101426356_nHoje o Portal biossistemas traz uma entrevista com o aluno Franklin Utida Barros, 22 anos, para nos contar um pouco sobre suas experiências vividas durante a graduação de Engenharia de Biossistemas e sobre seu momento atual de estágio na empresa Natura. Então vamos lá, boa leitura!

Olá Franklin, obrigada primeiramente pela sua participação, nos conte um pouco sobre você e como decidiu escolher o curso de Engenharia de Biossistemas.

Bom dia Aline, fico contente pela oportunidade de contribuir com o Portal!

Sempre quis cursar alguma engenharia, mas nunca tive uma certeza em qual escolher. Pesquisando a respeito da EB e de sua grade curricular, percebi que a diversidade de disciplinas abordadas e que a inovação era muito forte no curso, por isso resolvi apostar na Engenharia de Biossistemas.

Hoje você se encontra no final da graduação, você acredita que escolheu o curso certo? Por quê?

Sem dúvidas, o curso exige bastante do aluno, mas ao mesmo tempo não é nenhum pouco monótono. Nossa grande vantagem em relação a outras engenharias é justamente a abordagem de vários temas relacionados à agropecuária, desde o ponto de vista tecnológico até o da gestão empresarial e do empreendedorismo. E a tendência daqui pra frente é que nosso curso se torne cada vez mais forte, com os nossos primeiros engenheiros formados, muitos professores e alunos engajados além da recente construção do ZEB e de nossos laboratórios.

Conte-nos sobre seus aprendizados durante a graduação.

O primeiro é o amadurecimento pessoal, entrei na FZEA com 17 anos, muito novo no meu ponto de vista. Aprendi a me virar, a me relacionar com as pessoas, a errar e pedir desculpas, a estudar de verdade e a me divertir também (risos).

Projeto realizado pelo LAMAP em São José do Rio Pardo

Você fez iniciação científica, intercâmbios ou participou de atividades extracurriculares? Como essas experiências ajudaram na sua formação e em suas atividades hoje?

Ainda no primeiro ano participei de uma ACCOM, no LMMD (Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento), junto ao professor Heidge e vi que não tinha grandes habilidades na bancada de um laboratório (risos).

Fiz parte do LAMAP (Laboratório de Máquinas Agrícolas e Agricultura de Precisão), junto com o professor Murilo onde acabei ficando por mais tempo, participei de dois projetos de ergonomia em tratores agrícolas, oficinas de GPS, além de participar nos projetos dos amigos do laboratório também.

Na Biossistec Jr. fiz parte do departamento de Comunicação, incentivado pelos amigos mais velhos no curso e em especial pelo Matheus Paes, lá tive a possibilidade de aprender bastante com o pessoal, fazer valer minhas opiniões, manter o contato com produtores e cooperativas que já tinha antes com o LAMAP.

Atualmente você esta terminando sua graduação e estagiando na empresa Natura, como esta sendo essa experiência?

Muito legal, apesar de ter acabado de começar lá em Cajamar, estou muito feliz. Fui muito bem recebido pela empresa, recebo a assistência necessária além do apoio dos professores da FZEA. Mesclar o fim da fase acadêmica com o estágio está sendo bem gratificante pra ser sincero.

Você trabalha diretamente com a Engenharia de Biossistemas?

Lá na Natura faço parte do departamento de suprimentos e dentro desse, sou do time de matérias-primas. Tenho mais contato com a parte final do nosso curso,

Natura em Cajamar- SP

que envolve administração e gestão da qualidade, indiretamente tenho algum contato com disciplinas como bioquímica e biocombustíveis por fazer parte do time de matérias-primas. Estou apenas começando lá, posso falar com mais propriedade mais para frente.

Como a empresa vê o Engenheiro de Biossistemas?

Imagino que da melhor forma possível, pois a questão da sustentabilidade na Natura é levada muito a sério, ponto comum em nosso curso. Podemos ver isso pela nossa presença lá em Cajamar, a Laís Ulian e agora eu também!

Quais são os seus planos para o futuro?

Meus planos são terminar o TCC, terminar o curso da melhor maneira possível e também contribuir e aprender ao máximo com a Natura nesse período de estágio.

Como você avalia a recepção do mercado por este novo perfil de profissional?

Já está sendo bom e imagino que vai se tornar melhor ao longo do tempo, junto aos nossos trabalhos de divulgação, via portal, Biossistec Jr., presença nas escolas, visitas nas empresas, feiras e simpósios. Não podemos nos acomodar.

Qual recado você deixaria para o pessoal que está cursando Engenharia de Biossistemas ou aos que pretendem ingressar no curso?

Pra quem pretende cursar, se existe uma identificação com o meio agro ou o ramo das exatas, mergulha de cabeça sem medo de errar.

Para aqueles que já estão cursando, aproveitem para participar ativamente do curso, por meio da Biossistec Jr, da recém-criada COEB, fazer parte de um laboratório… Justamente para descobrir mais a fundo novos ramos do nosso curso.

Mantenham um sentimento de orgulho pelo curso, aproveitem ao máximo a troca de informações com o pessoal mais velho no curso, isso principalmente para os mais novos, onde é a época que somos alvos de muitas desinformações sobre o curso. Por isso a integração de veteranos e calouros é fundamental.

Cercar-nos de bons amigos também faz parte do aprendizado da graduação, aprendi demais nesses anos com todos meus amigos, em especial com o Leonardo, Matheus, Guilherme, Johan e o Professor Murilo.

Obrigada Franklin, o Portal agradece pela sua participação e desejamos muito sucesso a você.

Assim encerramos mais uma entrevista, esperamos ter ajudado a todos os graduandos do curso dando mais ânimo e incentivo. E despertado em mais pessoas a vontade de ser um Engenheiro de Biossistemas.

Franklin e os amigos na Faculdade