O potêncial hidrelétrico brasileiro e a maior usina geradora de energia do Mundo

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

O Brasil possuí 12% da água doce superficial da Terra, tornando-se o país com uma das maiores redes fluviais, contando com 12 bacias hidrográficas. Além de possuir a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que é atualmente “a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta”.

No Brasil há diversas usinas hidrelétricas, porém as 5 que geram mais energia são, em ordem decrescente de capacidade: Usina Hidrelétrica de Itaipu (Paraná) , Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Pará), Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós (Pará) e Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pará) e Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (Rondônia).

A usina hidrelétrica gera energia elétrica, a partir do potencial hidráulico de um rio, ou seja, vazão do rio (volume de água em um período de tempo). Uma usina é composta por reservatório, canal, duto, turbina, gerador, casa de força e linhas de transmissão. A água será encaminhada aos tubos que as levarão ás turbinas onde o movimento da água gera a energia mecânica em elétrica, levando-as ás linhas de transmissão de energia, essas águas após passarem por esse processo são devolvidas novamente ao meio ambiente da mesma forma em que elas encontravam-se antes de gerarem energia.

Componentes de uma usina hidrelétrica. http://eletronicapro.blogspot.com.br/2010/11/componentes-de-uma-usina-hidreletrica.html

As hidrelétricas são responsáveis por produzirem cerca de 70% da energia disponível para consumo no Brasil, ou seja, é a principal geradora de energia no país, sendo que 40,5% do potencial hidrelétrico do país está localizado na Bacia Hidrográfica do Amazonas, porém é na Bacia do Rio Paraná em que há a maior produção de energia hidráulica, pela Itaipu Binacional. Essa bacia possuí rios que passam por grandes cidades como São Paulo, poluindo a água que chega até a Usina.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, também é conhecida por Itaipu Binacional, devido ao acordo entre o Brasil e o Paraguai na década de 70, para a construção da usina que viria a trazer muitos benefícios para ambos, porém também desencadearia em diversos anos de muito trabalho, pois seria necessária a mudança no curso do Rio Paraná. Após 10 anos de construção, a Usina começou a operar e hoje com 20 turbinas gera 15% da energia usada no Brasil e 86% no Paraguai.

Itaipu Binacional. Arquivo pessoal.
Itaipu Binacional. Arquivo pessoal.

 

 

 

 

 

 

 

A Usina fica localizada na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, e na cidade Ciudad del Est, no Paraguai. Trata-se de uma região de biomas de Mata Atlântica e Cerrado, com uma fauna exuberante, os animais símbolos desse local são a onça e o quati, também é conhecida por abrigar o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, um patrimônio natural da humanidade e uma das 7 maravilhas do natureza.

Parque Nacional do Iguaçu. Arquivo pessoal.
Parque Nacional do Iguaçu. Arquivo pessoal.

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

https://www.itaipu.gov.br/energia/bacia-do-rio-parana

https://www.turismoitaipu.com.br/pt/maior-do-mundo

http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2011/12/potencial-hidreletrico-brasileiro-esta-entre-os-cinco-maiores-do-mundo

http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2011/12/fontes-hidraulicas-geram-a-maior-parte-da-energia-eletrica

http://chp.com.br/site/index.php/conheca-as-10-maiores-usinas-hidreletricas-do-brasil/#.Wql9PejwbIU