Restaurantes Universitários da USP: como funcionam? Quais são suas diferenças?

Por: Isabel Briskievicz Teixeira

Editora: Sophia Vieira

Bandejão Central

O Bandejão Central, maior Restaurante Universitário dos Campi da USP e da Cidade Universitária, serve em média 1,3 milhões de refeições por ano (2019). Entre café da manhã (R$0,50), almoço e jantar (R$2,00) , são três turnos de trabalho acompanhados por nutricionistas e dimensionados de acordo com a demanda de cada dia.

Segundo a nutricionista responsável pelo Restaurante, Máurea Elena Missio Silva, “a gente faz o cardápio de acordo com o que eles gostam, de acordo com o equipamento e de acordo com a demanda”. Também são utilizados temperos in natura, deixando de lado aqueles que possuem muito sódio ou glutamato monossódico. “É uma alimentação doméstica em grande escala”, afirma, “[com sua produção] feita por caldeirões a vapor”

Bandejão central

Além disso, as sobras das refeições desse restaurante são doadas para instituições sem fins lucrativos, na tentativa de evitar desperdícios e dar um fim sustentável aos alimentos. O excedente da produção das refeições do dia tem como destino instituições sociais pré-cadastradas no programa “USP Alimenta”, componente da divisão de alimentação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP). O que não foi consumido das bandejas tem como destino final o “Biodigestor” da USP, a fim de virar biocombustível e evitar emissão de gases do efeito estufa.

Bandejões da Cidade Universitária

A Universidade detém, em todos os seus campi, 17 Restaurantes Universitários. Desses, quatro estão localizados no campus Butantã: o Central, as Químicas, a Física e a Prefeitura. Cada um deles parece ter características únicas, além de reunir diferentes grupos de estudantes, o que pode ser justificado por suas distintas localizações dentro da Universidade.

O Central, que é utilizado como referência de qualidade, atrai estudantes localizados nas proximidades do P1. Além disso, é o maior dos restaurantes em questão de área para acomodação dos estudantes, o único com oferta de café da manhã e também o com a maior taxa calórica por refeição dentro da cidade universitária (Jornal do Campus, N°533).

Bandeja padrão do Bandejão Central com arroz, feijão, proteína bovina, mix de vegetais, salada, sobremesa e suco

O bandejão das Químicas se destaca por seu variado cardápio. Apesar de normalmente acomodar alunos do Instituto de Química, Biociências e da Faculdade de Filosofia, Literatura e Ciências Humanas, semanalmente estudantes de todo o campus sobem sua longa escadaria a fim de almoçar algo diferente. Strogonoff, opções vegetarianas diferenciadas e até mesmo pudim são pratos que ocasionalmente marcam presença nesse querido restaurante.

A Prefeitura deixa sua marca pelas várias opções de sucos oferecidos em um mesmo dia. O restaurante localizado próximo ao Portão 3 da USP atrai estudantes de locais como Odontologia, Veterinária e FoFiTO.

Bandeja com pratos com salada, arroz, feijão, opção vegetariana, sobremesa e suco / Arquivo Pessoal

Cabe, também, ressaltar que apesar de suas diferenças, todos os restaurantes têm como valor R$2,00 e são de extrema importância para a permanência dos discentes da capital. Isso porque a PRIP (Pró Reitoria de Inclusão e Pertencimento) faz o subsídio, pagando a maior parte do valor real de cada refeição. Além disso, é oferecido aos estudantes contemplados pelo PAPFE (Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil) a gratuidade nos bandejões e, até o ano passado, a inscrição para a gratuidade poderia ser feita por qualquer aluno da Universidade.

Horário de funcionamento dos Restaurantes

Fontes: TV USP (30 de Abril de 2019), Jornal do Campus (15 de Setembro de 2022), Jornal do Campus (n° 533)