ISSN 2359-5191

22/06/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 12 - Ciência e Tecnologia - Instituto Oceanográfico
Instituto Oceanográfico desenvolve projeto para construção de novo navio

São Paulo (AUN - USP) - O Instituto Oceanográfico (IO) trabalha atualmente na construção de um novo navio para o desenvolvimento de atividades práticas e projetos de pesquisas. O que é usado hoje pelo IO, W. Besnard, está em operação há 38 anos, e deve ser aposentado com a chegada da nova embarcação.

Em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – responsável por planejar o sistema de vida a bordo – e com o Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica – responsável pela parte técnica –, a construção do navio ainda está em fase de pré-projeto, que deve ficar pronto em cerca de um mês. “Com o pré-projeto em mãos, podemos iniciar a busca pelos recursos, que será o nosso próximo passo”, afirma o professor Belmiro Mendes de Castro Filho, diretor do IO e presidente da comissão para a construção do navio. O professor diz, também, que os recursos não devem vir exclusivamente da USP ou de uma agência, mas sim de um conjunto de instituições. O custo estimado para a conclusão do projeto é de U$ 15 milhões, mas ele ainda não tem um prazo específico para ser finalizado.

O novo navio terá capacidade para carregar, entre pesquisadores e tripulação, 25 pessoas – o atual leva apenas 15. Segundo o professor Belmiro, isso facilitará as viagens previstas pelo currículo das turmas de graduação, que têm 40 alunos cada e embarcam pela primeira vez no navio em uma disciplina do segundo ano. “Poderemos embarcar meia turma em cada viagem; antes tínhamos que fazer quatro viagens por turma, o que dificultava o aprendizado”, afirma. Além do ganho na quantidade de pesquisadores, o professor afirma que o novo navio será mais moderno e quase todo automatizado.

Para o professor, essa modernização abrandará um dos principais problemas que o IO tem com o W. Bersnard: os altos custos para sua manutenção. “Com os avanços, os trabalhos se desenvolvem mais rapidamente, o que acarreta em uma diminuição de custos. Além disso, a automatização pede uma tripulação menor, o que traz um menor gasto com salários”, afirma. Hoje, os custos com o W. Besnard são divididos entre a Universidade, o IO e agências de fomentos.

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