ISSN 2359-5191

22/06/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 12 - Saúde - Hospital das Clínicas
Cães doentes serão tratados como gente

São Paulo (AUN - USP) - Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HCFMUSP) estão desenvolvendo um modelo clínico de centro de reabilitação cardíaca para cães. A novidade promete revolucionar o tratamento dos corações caninos, conjugando tratamento medicamentoso com exercícios físicos orientados, a fim de melhorar as condições cardiovasculares dos animais.

O projeto está em fase de inscrições para seleção dos animais que participarão do estudo. Serão aceitos cães que apresentarem sopro ou ecocardiograma com diagnóstico de insuficiência mitral. Os animais selecionados passarão por consulta cardiológica gratuita durante seis meses de tratamento. Alguns exames, como o de medição de pressão arterial e eletrocardiograma, também serão gratuitos. Outros, como radiografias e ecodopplercardiograma, terão descontos de até 60%.

Os cães passarão por “check ups” periódicos, na unidade de reabilitação, e por testes ergométricos, realizados com software especialmente desenvolvido para o estudo. Os resultados desses testes ajudarão na elaboração de um protocolo individual de treinamento semelhante ao que ocorre nos centros de reabilitação humanos.

Além do tratamento convencional com medicamentos, os cães serão tratados com treinamento físico na unidade de reabilitação. Esse método tem resultado em melhora da qualidade de vida nos humanos. “A expectativa é de que isso também aconteça com os cães”, diz o cardiologista veterinário da unidade hospitalar veterinária em que será realizado o projeto, Mário Marcondes Santos. Durante as sessões de exercício físico, os animais serão acompanhados e monitorados por ele.

O projeto está sendo desenvolvido com a coordenação da biomédica Célia Strunz, professora orientadora na Pós-Graduação do Incor. Segundo ela, os resultados da pesquisa auxiliarão no tratamento não apenas de cães. “Eles poderão ajudar a entender melhor a doença no homem, já que existem muitas semelhanças entre as doenças cardíacas dessas duas espécies”, explica. Além disso, novas tecnologias, antes disponíveis apenas para cardiopatas humanos, poderão ser aplicadas, agora, nos animais.

Informações sobre o processo seletivo para o Programa de Reabilitação Cardiovascular para Cães serão dadas pelo telefone 11-5572 8778, ou pelo site http://www.senamadureira.com.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br