ISSN 2359-5191

22/06/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 12 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Revista universitária é vendida em bancas pela primeira vez

São Paulo (AUN - USP) - A revista em quadrinhos Quadreca da editora-laboratório Com Arte – do curso de Editoração – da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP lançou recentemente sua décima quarta edição em vinte e oito anos. Este número de 68 páginas com tiragem de 1500 exemplares é vendido em bancas pela primeira vez.

O lançamento contou com a participação do professor Waldomiro Vergueiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA, e do quadrinista Márcio Baraldi, criador do personagem Roko-Loko.

Essa edição traz histórias em quadrinhos, uma entrevista com Fernando Lopes, editor da linha Marvel da Panini que fala sobre o mercado de HQs no Brasil e no exterior, matérias sobre webcomics e adaptações de quadrinhos para o cinema, além do mapeamento de obras chaves que representam a vertente iniciada em meados da década de 90. O conteúdo e a diagramação são feitos principalmente pelos alunos do curso de editoração da ECA e é dirigido ao público jovem acima da idade escolar.

Entre as HQs da Quadreca está "Exigências" de Leonardo Pascoal que desenha desde os 12 anos por influência dos mangás e animes e "Timótea Regina" de Fernanda Affonso. “Fazer quadrinhos escatológicos é ótimo. Isso porque eventualmente a sua mãe encontra suas tirinhas esquecidas, lê e vem te oferecer dinheiro com medo de estar te negligenciando. Foi assim: – Oi, querida, aqui tem 10 contos pra você... – Mas, mãe... Eu... Não precisa. – Tá bom, toma 50.”, relata Fernanda com humor.

Histórico

A USP foi a primeira Universidade no mundo a incluir Histórias em Quadrinhos em seu currículo em 1977, por iniciativa da então professora da disciplina “Editoração de Histórias em Quadrinhos” do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA, Sônia M. Bibe Luyten.

A publicação nasceu da iniciativa da professora de construir um laboratório em que os alunos pudessem aplicar as técnicas editoriais e as idéias de vanguarda dando espaço a quadrinistas iniciantes e a assuntos que a grande imprensa não publicava. Por isso mesmo algumas das matérias publicadas na Quadreca foram precursoras de pesquisas posteriores e debates em congressos e periódicos.

Os oito primeiros números foram publicados ininterruptamente até 1984. Entre os principais temas abordados estão o modo de se utilizar a quadrinização como auxílio aos livros didáticos, o debate acerca do direito autoral em entrevistas com os desenhistas Chico Caruso e Maurício de Souza, a tradução intersemiótica por meio da produção de fotonovelas a partir de contos, a busca pela profissionalização e problemas do quadrinho nacional.

A Quadreca 4 foi pioneira no Brasil e no mundo ao fazer pesquisas sobre mangás ainda na década de 70. Posteriormente, a publicação teve duas edições, uma produzida por JAL e GAL e seus alunos na década de 1980 voltando apenas agora.

Além de JAL (cartunista que, junto com GAL, criou o prêmio HQMix) e GAL, Laerte (cartunista da Folha de S. Paulo), Angeli (cartunista da Folha de S. Paulo), Luis Ge e Edgar Franco (pesquisador que escreveu o livro “HQTrônicas”) também passaram pela Quadreca desde seu nascimento.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br