ISSN 2359-5191

22/08/2003 - Ano: 36 - Edição Nº: 13 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Química
USP debate química da guerra

São Paulo (AUN - USP) - “A Química da Guerra" será o tema central da XX Semana da Química, que está sendo organizada pelo Centro de Estudos Químicos Heinrich Rheinboldt, Centro Acadêmico do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP).O evento se realizará entre os dias 22 e 26 de setembro, quando acontecerão, no próprio Instituto, diversas atividades que debaterão a questão das armas químicas, nucleares e biológicas.

O evento acontece anualmente, e sempre escolhe um aspecto especifico da química, e em sua ultima edição debateu a química aplicada à investigação criminalística. Segundo os organizadores do evento, o tema deste ano foi escolhido entre outros que também atraiam a curiosidade dos estudantes, como química ambiental, devido à atualidade do assunto e sua relação com o contexto da Guerra no Iraque.

Durante a semana do dia 22, as aulas e atividades normais do Instituto serão suspensas, para que se realizem palestras e debates, que analisarão os diversos pontos da utilização da química para fins bélicos. Embora o cronograma do evento ainda não esteja completamente definido, já esta confirmada a participação de professores do próprio Instituto, além de convidados de outras unidades da USP e de outras universidades, como a professora Maria Roxo Beltran, da PUC-SP.

As palestras serão abertas a todos, e acontecerão durante toda a semana, das 9 até as 20 horas, nos anfiteatros da parte superior do bloco 6 do Instituto de Química.As discussões serão amplas, tendo caráter interdisciplinar, abrangendo desde temas específicos da química, como a análise bioquímica das armas biológicas, até o significado geopolítico das armas de destruição em massa, como é caso da palestra “O controle de Armas Químicas e o Exercício da Hegemonia Unipolar” que será ministrada pelo professor Gilberto Dupas, do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional (GACINT) da USP. O evento abordará ainda a historia da utilização bélica da química, e a responsabilidade ética do pesquisador na tecnologia da guerra.

A idéia é que a participação nos debates não fique restrita aos alunos da Química, e que o evento atraia estudantes de outras unidades, como Física e Biologia, e até mesmo das ciências humanas.

Juntamente com as palestras, acontecerá também um concurso de painéis de autoria de alunos de iniciação cientifica do Instituto de Química, onde cada estudante terá a chance de expor o desenvolvimento de seu projeto. Os painéis, que ficarão expostos durante toda a semana, serão avaliados por uma banca julgadora, formada por docentes do Instituto de Química, sendo, no final da semana, premiados os painéis de maior destaque.

Informações mais detalhadas a respeito do evento se encontram a disposição no site (www.semanadaquimica.hpg.ig.com.br ).

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br