ISSN 2359-5191

22/08/2003 - Ano: 36 - Edição Nº: 13 - Sociedade - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
Evento reanalisa a produção historiográfica brasileira

São Paulo (AUN - USP) - O seminário internacional “Independência do Brasil: História e Historiografia” será promovido pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, em conjunto com outras instituições, entre as quais o Instituto de Estudo Brasileiros (IEB), a Reitoria de Pós-Graduação e a FAPESP. O evento ocorrerá durante a Semana na Pátria, de 1º a 6 de setembro, no prédio da Faculdade de História e pretende reunir não só estudiosos e pesquisadores do tema de Independência do Brasil como também o público interessado em aprofundar sua visão histórica e historiográfica a respeito.

A organização do evento está sendo coordenada pelo professor István Jancsó, do Departamento de História e diretor do IEB. O professor Jancsó conta ainda com a colaboração de professores de outros departamentos e universidades. Segundo os organizadores, o seminário tem por objetivo “expor, confrontar e avaliar novas e clássicas postulações historiográficas contemplando a Independência do Brasil”.

Este seminário é, na verdade, um desdobramento de dois outros: um ocorrido em 1999 e intitulado “Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa”, e o outro de 2001 – “Formação do Estado e da Nação no Brasil”. O tema dos três tem relações com o processo de construção da identidade nacional. Segundo o professor Jancsó, o interesse crescente por esses estudos históricos e pela releitura da produção historiográfica relativa ao processo de Independência do Brasil se deve, entre outros fatores, ao contexto da globalização: “no momento em que a globalização parecia fazer diluir o interesse por estudos sobre as identidades nacionais, eles ganharam força porque podem levar a uma compreensão mais profunda do processo de formação das identidades coletivas”.

Foram convidados a apresentar seus trabalhos pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, de modo que no conjunto os estudos possam reunir uma massa crítica de análises e discussões sobre variados aspectos do processo de construção do Estado e da Nação brasileiros. Entre esses estudos há, além do balanço historiográfico da Independência, a observação de como ela se deu em diversas instâncias e setores sociais. No conjunto, os grandes eixos do seminário são: a Independência nas partes do Brasil e na corte, os instrumentos de ação política, os interesses de classe e o ideário político da Independência.

De acordo com os organizadores do evento, o período de realização coincide com a semana em que se comemora a Independência do Brasil devido ao fato de as aulas estarem suspensas, dando a todos os interessados – em grande parte, alunos do curso de História – a ocasião de participar.

Ao contrário dos seminários de 1999 e de 2001, desta vez os trabalhos apresentados estarão previamente disponíveis aos interessados, no serviço de xérox da Faculdade de História, justamente para possibilitar um envolvimento maior com as mesas de discussão. Além disso, haverá o lançamento de um livro reunindo os trabalhos apresentados em 1999 e em 2001.

As inscrições, já em andamento, poderão ser feitas até o início do evento, e haverá certificação aos participantes. Para informações mais específicas, basta aos interessados entrar em contato com a organização do evento no endereço ( seminar@usp.br).

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br