ISSN 2359-5191

22/08/2003 - Ano: 36 - Edição Nº: 13 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Avançados
Encontro na USP proporá política de implantação da TV digital no Brasil

São Paulo (AUN - USP) - O Instituto de Estudos Avançados (IEA) vai sediar, no início de setembro, um encontro entre os vários setores interessados na implantação TV digital no Brasil, como pesquisadores, governo, representantes da sociedade civil, emissoras, produtores de conteúdo, grupos de mídia, entre outros.

O encontro é a continuação de um trabalho iniciado pelo Fórum de Políticas Públicas para os estudos da viabilidade da TV digital no Brasil. Já ocorreram várias reuniões no primeiro semestre do ano que resultaram na apresentação ao Ministério das Comunicações, no início de julho, de um documento com várias propostas da entidade para o setor.

Nesse documento o grupo de estudos estabelece quatro pontos básicos para a implementação do projeto da TV digital no país: modelos e sistemas de regulação, tecnologia e desenvolvimento, conteúdo da programação e inclusão social e digital.

O grupo defende que um modelo que privilegie a inclusão deva ser definido antes mesmo da definição do sistema tecnológico a ser implantado. No que diz respeito à programação, o documento sugere a formulação de programas que privilegiem a educação, a formação da cidadania e que contenham temas socialmente relevantes.

Para o setor do desenvolvimento, o documento apresentado sugere que a montagem da infra-estrutura deve privilegiar a indústria nacional e, na medida do possível, estabelecer um sistema próprio. Já existem sistemas de TV digital no Japão, Estados Unidos e Europa, além da China que também está desenvolvendo um sistema de TV digital.

Para estimular a inclusão digital o documento faz uma alusão à possibilidade da comercialização de um conversor, que seria instalado nas TVs analógicas e teria o preço em torno de R$ 100,00. Essa medida ampliaria a abrangência da inclusão digital, pois seria uma opção mais barata do que a inclusão via Internet e computadores pessoais. Existe a possibilidade de o sistema poder ser desenvolvido em laboratórios da própria USP, como o Laboratório de Sistemas Integráveis, da Escola Politécnica.

Políticas Públicas
O Fórum de Políticas Públicas foi criado por um grupo de professores, em dezembro de 2002, para tentar integrar os diversos grupos de pesquisa espalhados pela Universidade. A reunião das pesquisas em grupos temáticos multidisciplinares possibilitará a apresentação de propostas em áreas de políticas públicas de interesse nacional.

O Fórum instalou-se no IEA e seu objetivo é facilitar o fluxo interno do conhecimento produzido na Universidade e daí para a sociedade, resgatando o papel da instituição na produção de políticas públicas.

O Fórum sobre TV Digital é integrado por pesquisadores vinculados à Escola Politécnica, Escola de Comunicações e Artes, TV USP, Escola do Futuro, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e projeto Cidade do Conhecimento (ligado ao IEA).

Por enquanto, o Fórum de Políticas Públicas está tentando se estabelecer na USP, e está aberto ao envio de propostas de grupos de pesquisa que queiram se organizar dentro do IEA. O próximo passo é estabelecer vínculos com outras universidades e outras instituições de pesquisa. O próximo tema a ser discutido no Fórum é o desenvolvimento, num trabalho em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br