ISSN 2359-5191

22/08/2003 - Ano: 36 - Edição Nº: 13 - Meio Ambiente - Escola Politécnica
Aziz Ab’Sáber defende integração das ciências humanas à tecnologia para reduzir impactos ambientais

São Paulo (AUN - USP) - Aliar conhecimento técnico e ciências humanas no desenvolvimento de grandes projetos de engenharia seria a fórmula para diminuir prejuízos sociais e com o meio ambiente a longo prazo. Para isso o professor Ab’Saber defende o estudo de Geografia, meio ambiente e até de sociologia e antropologia nas escolas de engenharia. Para ele, sensibilidade e responsabilidade também seriam fatores importantes na formação de bons profissionais.

Frente a um público de cerca de trezentos alunos e professores no auditório da Engenharia Civil, da Escola Politécnica, o geógrafo e pesquisador Aziz Ab´Saber falou sobre planejamento do espaço total e metabolismo urbano. Em diversos momentos de sua apresentação, Aziz reafirma sua posição contra a ausência de estudiosos de humanidades dentro das Escolas Politécnicas em todo mundo e alerta para a importância dos mesmos para um desenvolvimento sustentável.

Repetidas vezes Aziz adverte o público, formado em sua maioria por estudantes da Poli, sobre a responsabilidade com que os engenheiros devem pensar e desenvolver seus projetos. Segundo o professor, as conseqüências para o meio ambiente, para a população ou mesmo para a paisagem devem ser estudadas. Essa previsão dos impactos evitaria problemas que podem colocar em risco todo o projeto.

A palestra do geógrafo ocorreu em meio a Semana de Três Gargantas, organizada pelos alunos do Centro Acadêmico da Engenharia Civil. O evento levantou diversas discussões acerca do mega projeto de construção da Represa e Usina Hidrelétrica de Três Gargantas na China. Aziz foi convidado para traçar um panorama sobre meio ambiente, e sobre os meios urbanos motivadores de projetos como esse em todo o mundo.

Exposição
Sobre a Represa e Usina Hidrelétrica de Três Gargantas, duas exposições fotográficas estão em cartaz no prédio da Engenharia Civil até o próximo dia doze. Bianca Piragibe, fotógrafa e jornalista formada pela ECA, assina as duas mostras sobre a “nova China” e a grande construção que vem tomando forma em seu interior. Uma represa invade o coração da China e Faces da China são parte do trabalho de conclusão de curso da jornalista que apresenta um país em que a tradição e o desenvolvimento têm entrado constantemente em choque.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br