ISSN 2359-5191

22/08/2003 - Ano: 36 - Edição Nº: 13 - Economia e Política - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Seminário defende criação de novo setor empresarial

São Paulo (AUN - USP) - A criação de um setor especializado em dar suporte aos gerentes de projetos, o “Project Office”, foi o tema do seminário “Creating the Project Office – A Manager’s Guide to Leading Organizational Change”, que ocorreu recentemente no auditório da FEA-5. O palestrante, Paul Campbell Dinsmore, diretor presidente da Dinsmore Associates, falou para um auditório de 300 pessoas, composto, em sua maioria, por alunos e ex-alunos dos cursos de MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.

No auditório estavam profissionais das áreas de engenharia, administração de empresas, direito, ciências e tecnologia, que buscavam orientação sobre como conduzir mudanças e projetos inovadores em suas áreas de atuação. Alberto Risso Neto, do Rotary International, por exemplo, diz que essa associação possui grande poder de investimento, mas não tem uma equipe estruturada de profissionais para selecionar e conduzir os projetos. Foi em busca de orientação quanto a melhor forma de aproveitar o poder de investimento do Rotary que ele assistiu ao seminário.

Visando orientar esses profissionais, foram apresentados e explicados cinco diferentes tipos de projetos. Em seguida, o palestrante enumerou as etapas a serem analisadas pelo Project Office para melhor orientação dos gerentes de projetos. Um ponto importante do seminário foi a distinção da atuação desses dois setores: são os gerentes de projetos que conduzem efetivamente as ações, enquanto o Project Office é uma equipe de apoio e orientação dos primeiros.

Aqueles, no entanto, que foram em busca de soluções prontas para os problemas que enfrentam em seus ambientes de trabalho, encontraram algo um pouco diferente. Paul Dinsmore evitou dar respostas diretas às perguntas do auditório e procurou fazer com que a platéia interagisse e elaborasse, ela própria, as respostas para suas perguntas. Trata-se, na verdade, de uma estratégia do palestrante, uma vez que a Dinsmore Associates é uma empresa especializada em prestar auxílio a outras empresas para treinamento de profissionais na gerência de projetos. Na realidade, ela cumpre o papel que deveria executar o Project Office em empresas que não têm esse setor.

O treinamento do profissional também é atestado por outra instituição, o PMI – Program Management Institute. Fundado em 1969 na Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos e trazido para o Brasil pelo próprio Paul Dinsmore, o PMI é um certificado internacional, válido por quatro anos, que atesta a especialização do profissional em gerenciamento de projetos. Para obtenção desse certificado o candidato deve, primeiro, comparecer a um curso de 4 meses oferecido pela própria instituição e, em seguida, prestar exames. Só depois da aprovação nos exames é possível receber o certificado PMI.

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