Home Capa Conheça USP Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

Dicas
por Daniel Fassa
Fotos por Francisco Emolo

 

Foto crédito: Francisco Emolo
"O veganismo busca não dar incentivos para a continuidade da escravidão [de animais], mas sim para sua abolição. Que tal um sanduíche com tofu, tomate e orégano?" David Turchick, vegano

 

Foto crédito: Gettyimages
Segundo a pesquisadora Maritsa Carla de Bortoli, as dietas vegetarianas mal balanceadas podem levar a deficiências nutricionais ou apresentar quantidades excessivas de carboidratos refinados e gorduras trans.

Além do veganismo, há outros três tipos de dietas vegetarianas: a semivegetariana, em que se consomem alimentos de origem vegetal, laticínios, ovos e carnes brancas (frango ou peixe), excluindo-se somente as carnes vermelhas; a ovolactovegetariana, na qual as pessoas se alimentam de ovo, leite e produtos de origem vegetal; e a lactovegetariana, na qual apenas vegetais e leite são consumidos.

Fábio Kon, professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística, é ovolactovegetariano há 8 anos. Assim como Turchick, ele aderiu a esse tipo de dieta por respeito aos animais. "Cada indivíduo tem suas próprias motivações. A maioria dos vegetarianos está preocupada com os maus-tratos e o enorme sofrimento que nossa sociedade causa aos animais. Outros estão preocupados com os efeitos nefastos que a indústria da carne tem sobre o meio ambiente, como, por exemplo, a destruição da floresta amazônica, a eliminação de gases tóxicos e causadores do efeito estufa pelo gado, etc. Outros, ainda, estão preocupados com a sua própria saúde", opina o professor.

Os adeptos da dieta vegetariana, seja ela qual for, devem tomar alguns cuidados. Isso porque, de acordo com Maritsa Carla de Bortoli, doutoranda em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, "as dietas vegetarianas restritivas ou mal balanceadas podem levar a deficiências nutricionais, particularmente em situações de grande demanda metabólica como na infância, gestação, lactação ou doenças".

< anterior página 1 | 2 | 3 | 4 seguinte >

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto