Home Capa Conheça USP Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

Dicas
por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo

 

 

 

 

Foto crédito: Francisco Emolo
"Hoje a gente sabe que frutas, verduras e legumes, além da função de nutrir, têm outros componentes que ajudam a reduzir o risco de doença". Jocelem Salgado, professora da Esalq

 

 

Além disso, "elas também podem apresentar quantidades excessivas de carboidratos refinados e gordura vegetal , principalmente hidrogenada, que contém ácidos graxos do tipo trans", explica a pesquisadora. Para ela, a fim de ter uma dieta o mais benéfica possível, os vegetarianos devem contar sempre com a ajuda de nutricionistas, além dos guias alimentares.

Aos veganos pede-se uma atenção especial. Devido a sua dieta estritamente vegetariana, eles são carentes em vitamina B 12, que só pode ser obtida a partir da interação solo, planta, animal e homem. É o que explica a professora Jocelem Salgado, da Esalq: "Você encontra a vitamina B12 em carnes, frango, alimentos de origem animal. Uma recomendação é que a pessoa vegana consulte um médico e peça um suplemento de vitamina B12, daí está tudo bem".

Jocelem ressalta também a importância de se fazer várias refeições ao dia. "Alimentação inteligente é aquela em que você fraciona seus alimentos em cinco ou seis refeições ao dia. Nunca é bom você ficar mais de duas horas sem se alimentar, porque você pode entrar num processo de hipoglicemia, cai o seu combustível no sangue."

O consumo de vegetais pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, Alzheimer, câncer, entre outras. Verduras escuras, soja, frutas em geral, tomate, estão entre os alimentos mais benéficos. Os nutricionistas recomendam que, sejam vegetarianas ou não, as pessoas comam vegetais abundantemente.

< anterior página 1 | 2 | 3 | 4 seguinte >

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto