Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa

por Talita Abrantes
fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo


 

Veja também:
Câmera na mão, foco na USP
Em experiência pioneira na América Latina, Universidade disponibiliza conteúdo audiovisual em site da internet

 

Foto crédito: Cecília Bastos
“As pessoas perguntam porque uma universidade implementa um programa de rede social na internet, quando você já tem Orkut, Myspace, Facebook. A grande questão é que, ao gerenciar a sua própria plataforma, a USP pode adaptar o sistema às suas próprias necessidades”, argumenta o coordenador do projeto, Ewout ter Haar


“A tendência de um aluno quando vem do Ensino Médio é de ser um consumidor de aulas. Mas a USP tem de combater isso”, opina Haar. Desta forma, segundo ele, é preciso fornecer as possibilidades para o aluno ser um ator ativo em seu próprio processo de aprendizado. Para ele, as novas tecnologias de comunicação digital são um prato cheio para isso. “Elas representam uma oportunidade importante para deixar o fluxo de informação menos vertical.”

O professor da Escola de Comunicações e Artes Luli Radfahrer apostou nesta idéia no último ano. Ele, que já disponibilizava o conteúdo das aulas em um blog, resolveu pedir que os alunos entregassem as tarefas da disciplina em formato wiki (ferramenta da internet que permite a edição coletiva de documentos) . “Os alunos são convidados a construir o conhecimento junto com o professor”, observa.

Além disso, a proposta permitiu que os trabalhos que antes eram jogados no lixo tornem-se conteúdo de acesso público. “A idéia é exatamente estimular o hábito de disponibilizar na web tudo aquilo que é produzido dentro da Universidade”, aponta Everton Zanello Alvarenga, um dos idealizadores do Stoa.

Os criadores acreditam que o sistema pode ainda servir como a ponte entre a Universidade e os antigos alunos. “A questão é criar uma identidade. Propiciar que mesmo fora dos muros da USP, os ex-alunos ainda possam criar e participar”, complementa Edgar Zanello Alvarenga, outro criador da rede.

< anterior página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto