Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa

por Talita Abrantes
fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo


 

Veja também:
Câmera na mão, foco na USP
Em experiência pioneira na América Latina, Universidade disponibiliza conteúdo audiovisual em site da internet

 

 

Foto crédito: Francisco Emolo
“O aluno vai gostar mais da sua aula, você vai ficar com pose de moderno, vai ter uma condição melhor no lattes, isso vai te dar um trabalhão no primeiro mês e depois nunca mais. Falta argumento contra.”, afirma o professor Luli Radfahrer


E isso também vale para os funcionários. Além de ser um espaço para compartilhar idéias, o Stoa é um bom meio de comunicação. “Há a possibilidade de usar o sistema para fazer treinamentos, divulgar eventos”, palpita Haar.

A analista de sistemas da Prefeitura do campus Celina Hironaka por enquanto navega pelo Stoa apenas para descobrir quais as possibilidades de uso. No futuro, a idéia é aplicar a ferramenta no cotidiano da unidade. “Por enquanto, estamos apenas na fase de testes, mas já achei muito interessante para conhecer o que acontece na Universidade”, afirma.

Disponibilizado para o público a partir de fevereiro de 2007, o Stoa já contabiliza um total de 3.300 usuários. No entanto, ainda é subutilizado. Para se ter uma idéia, a comunidade mais popular da USP no Orkut conta com 37.948 membros. Não por acaso, os idealizadores da rede uspiana teimam em desvincular o Stoa desse site de relacionamentos do Google.

Para Radfahrer, professor da ECA, a questão é que apenas utilizamos aquilo que sabemos usar. Por isso, ele acredita que o grupo que coordena o Stoa deveria fazer uma melhor divulgação sobre as possibilidades do sistema. Ao mesmo tempo, ele afirma que as pessoas não podem ter medo de trabalhar com esses sistemas. “ Se desde o primeiro dia de aula você apresenta ferramentas interativas aos alunos, eles vão começar a demandar isso”, deduz. “Um clipe na mão do MacGyver é uma bomba, mas na mão de uma secretária é um prendedor de papel. Eu acho que as pessoas precisam desenvolver um pouquinho o espírito MacGyver com o Stoa, e a ferramenta permite isso”, pondera.

< anterior página 1 | 2 | 3

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto