São Paulo usa aeronaves para monitoramento ambiental

Uma parceria entre a iniciativa privada e a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo vai auxiliar a monitorar infrações ao meio ambiente.

Este mês, duas aeronaves computadorizadas foram doadas à PM pela AGX Tecnologia, empresa especializada em segurança e monitoramento aéreo. As máquinas, conhecidas como VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), processam imagens em alta definição e vão otimizar a identificação de áreas desmatadas, atividades industriais irregulares em áreas de preservação permanente (APPs), queimadas, pesca ilegal, entre outras atividades proibidas e prejudiciais ao meio ambiente.

“Os VANTs não são tripulados, operam em piloto automático. As rotas diárias são previamente determinadas por GPS e a polícia fica na estação de controle, para receber as condições da aeronave e monitorar seu trajeto”, explicou Adriano Kancelkis, diretor da AGX Tecnologia.

Essa tecnologia também é utilizada para o monitoramento agrícola. Controlando através de imagens o desenvolvimento da lavoura, controle de pragas, combate a incêndios, monitoramento da distribuição da floração etc. Nos últimos anos vem aumentando a utilização de aviões agrícolas tanto para o monitoramento ambiental quanto para utilização na agricultura.

Fonte: http://style.greenvana.com/

Seja o primeiro a comentar