contato

agenda

icons

Nota de Pesar: Ermínia Silva

nota de pesar 1-2024

O TUSP lamenta o falecimento da historiadora e pesquisadora Ermínia Silva. A profa. dra. Ermínia teve uma das mais importantes contribuições acerca da história do circo no Brasil, sendo da quarta geração de uma família circense.

Nascida no circo, Ermínia fez sua formação como historiadora da cultura (mestrado e doutorado) na Unicamp, utilizando o meio acadêmico a fim de contribuir para o respeito e conhecimento da história circense e suas famílias no país. Autora de diversos livros sobre o tema, como “Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil” (Altana, 2007); e “Respeitável Público… o circo em cena”,com Luiz Alberto de Abreu (Funarte, 2009). Era também cocriadora, com Daniel de Carvalho Lopes, do site circonteudo.com, que disponibiliza um grande acervo sobre arte circense.

Em 2020, Erminia nos concedeu uma entrevista para o podcast Sala TUSP #17: TEATRALIDADES CIRCENSES, HISTÓRIA E PRODUÇÃO DO ESQUECIMENTO, e hoje lamentamos não apenas esta perda acadêmica, mas também a de uma pessoa generosa e de um conhecimento ímpar.

Os comentários estão fechados.