Contato e Perguntas Frequentes
contato

agenda

icons
Sala Maria Antônia
Rua Maria Antônia, 294, Consolação | (11) 3123.5222 | tuspmkt@usp.br | fb.com/teatrodauspoficial
| seg./qua./qui./sex./sáb., 8h-21h; ter., 8h-18h; dom., 13h-19h30

O TUSP oferece cursos de teatro?

Não habitualmente. Desde 2007, o TUSP concentra suas ações no sentido da cultura e extensão universitárias, por meio de exibição de espetáculos, do desenvolvimento de ações continuadas como a Mostra Experimentos, o Circuito TUSP de Teatro e os Ciclos de Leituras Públicas, e de projetos especiais, programações convidadas e parcerias com outras Instituições. O TUSP esporadicamente oferece ou recebe oficinas e workshops. As informações sobre oferecimento e inscrição são divulgadas via site, blog, mailing e Facebook.

Como é definida a programação do TUSP?

 Toda a programação do TUSP é definida pela diretoria e pelo corpo funcional do TUSP e aprovada por um conselho formado por representantes do corpo docente e discente da USP e membros da sociedade civil. O órgão estrutura sua programação a partir três eixos principais:

  • editais públicos de seleção de espetáculos ou repertórios para apresentação em temporada no TUSP.
  • ações continuadas, que ocorrem dentro de certa periodicidade, como Mostra Experimentos, A(p)arte da Vez, Ciclos de Leituras Públicas, Circuito TUSP de Teatro, dentre outros;
  • projetos especiais e programações convidadas, elaborados internamente, em parceria com outras instituições e/ou coletivos, por convite ou definidos por curadoria, como mostras de repertório, mostras específicas, comemorações de efemérides, etc.

É possível alugar o espaço do TUSP para espetáculos, eventos, formaturas, etc?

O TUSP, como órgão público ligado à Universidade de São Paulo, não faz locação de seu espaço.

O TUSP ainda possui um grupo ou corpo teatral fixo? Como faço para participar?

Não, desde 2007 o TUSP não possui mais corpo teatral fixo nem produz espetáculos próprios. Agora a atuação do órgão tem por foco fomentar a produção, reflexão e pesquisa em artes cênicas, a partir da apresentação de espetáculos e programas desenvolvidos pelo órgão. No interior, há alguns grupos ligados à atuação dos Orientadores de Arte Dramática de cada campi. Mais informações podem ser obtidas com os OADs responsáveis para cada cidade.  

O TUSP está ligado às escolas de artes cênicas da USP (ECA ou EAD)?

Somente do ponto de vista das parcerias, uma vez que estas são as escolas de formação teatral da Universidade de São Paulo. Institucionalmente, o TUSP é órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, ligado à Reitoria da USP. Informações sobre os cursos destas escolas podem ser obtidas diretamente nas secretarias de Graduação (11 3091.4127), de Pós-Graduação (11 3091.4019) do Departamento de Artes Cênicas da ECA ou da Escola de Arte Dramática (11 3091. 4389/4322) ou nos sites das escolas (CAC e EAD).

O TUSP dedica-se exclusivamente à recepção de trabalhos do CAC e da EAD?

Não. Uma vez que o TUSP é um teatro com programação autônoma, o órgão recebe uma programação variada, pautando-se pela qualidade dos espetáculos recebido, independentemente de sua origem. Como órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, porém, é de se esperar que o TUSP tenha estreita relação com as escolas de formação teatral da Universidade (CAC e EAD). A Mostra Experimentos, o Circuito TUSP de Teatro, a Jornada de Teatro Universitário e diversas programações específicas são exemplos desta parceria, mas o vínculo com uma destas escolas não é de forma alguma condição essencial  para seleção da programação do TUSP.

O TUSP atua em outras cidades fora da capital?

Sim. Além da capital, onde tem sua sede física na rua Maria Antonia, o TUSP possui orientadores de arte dramática em campi da USP do interior (Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos), onde desenvolvem ações gerais do órgão e programações específicas a cada campus.

Como funciona a bilheteria do TUSP (horários e formas de venda e pagamento)?

A bilheteria funciona de quarta-feira a domingo. O horário de abertura é uma (1) hora antes do início de eventos gratuitos ou duas (2) horas antes do início dos espetáculos pagos. As formas de pagamento aceitas são dinheiro e cheque.

Como faço para trabalhar no TUSP?

Como órgão da administração pública, os funcionários do TUSP são selecionados mediante concurso público. As vagas, quando surgem, são divulgadas no site do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da USP (aba “Vagas”) e publicadas no Diário Oficial do Estado.