ISSN 2359-5191

14/06/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 34 - Saúde - Faculdade de Medicina
Bandeira Científica promove saúde no Vale do Jequitinhonha

São Paulo (AUN - USP) - O projeto de extensão “Bandeira Científica” divulgou os resultados de sua última expedição em um coquetel realizado recentemente na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O projeto faz uma série de ações de promoção da saúde básica e sustentabilidade em municípios carentes brasileiros. No ano de 2008, a cidade escolhida para essas ações foi Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais. Em duas semanas foram realizados 1625 atendimentos médicos no total.

Durante o ano inteiro, alunos de graduação estudam maneiras de viabilizar a melhora dos índices de desenvolvimento humano (IDH) da cidade. Desse processo participam os cursos de Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Odontologia, Jornalismo, Engenharia e Agronomia da USP. A partir de visitas monitoradas e muita pesquisa, os estudantes elaboram um plano de ação na cidade, que inclui desde aprimoramentos no sistema de saúde municipal até sistemas sustentáveis de agircultura. As idéias são transmitidas para as prefeituras e a cidade recebe um acompanhamento antes e depois da expedição principal, que acontece no final do ano.

A expedição envolve a realização de atividades como atendimento médico, palestras, oficinas e análises técnicas. No ano de 2008, aconteceu entre os dias 6 e 18 de dezembro. A cidade de Itaobim apresentava problemas estruturais graves, como má qualidade da água, alto índice de verminoses, falta de tratamento de esgoto, carências na alimentação e dificuldade em atendimento médico preventivo. Durante a bandeira, as equipes de todos os cursos trabalharam essas deficiências através de atendimentos para todas as camadas da população, desde crianças até adultos e funcionários da Prefeitura.

No caso do tratamento de água, por exemplo, os alunos de Engenharia Civil e Ambiental fizeram palestras e oficinas sobre educação ambiental e higiene com as crianças e jovens. Para os adultos, ensinaram formas simples de desinfecção da água. Já com os agentes de saúde, discutiram procedimentos de tratamento caseiro de água; para os funcionários da prefeitura, apresentaram tecnologias de saneamento. Além desse trabalho direto com a população local, os universitários – coordenados pelo professor Luiz Fernando Ferreira e Silva da FMUSP – também treinaram colegas da Univerisade Federal de Minas Gerais (UFMG) para prosseguir no pós-atendimento.

As ações de continuidade para Itaobim incluem novos encaminhamentos, exames, envio de óculos e próteses e orientações individuais. Além disso, o contato com a UFMG, o uso de tecnologia e as visitas de seguimento contribuirão para que os atendimentos não se percam nos próximos meses.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br