Desenvolvimento de microorganismos probióticos na alimentação de bovinos, suínos e aves

Tecnologia desenvolvida pelo Centro de Biotecnologia da UFPel (Universidade Federal de Pelotas – Rio Grande do Sul) busca ser uma alternativa para o uso excessivo de antibióticos promotores do crescimento. O grupo de pesquisa possui competência na área de biologia molecular, atua no desenvolvimento de probióticos para o combate de doenças em animais e sistemas de expressão de antígenos para produção de vacinas.

Os pesquisadores realizam o desenvolvimento de microorganismos probióticos para alimentação de bovinos, suínos e frangos de corte. O uso dos probióticos tem como objetivo combater doenças e reduzir o emprego de antibióticos como promotores de crescimento. Os estudos envolvem o isolamento e seleção de microorganismos dos animais, a avaliação do efeito sobre os patógenos e a validação da tecnologia, etapa realizada em parceria com empresas do segmento.

Atualmente o grupo está trabalhando na seleção e avaliação de probióticos para o controle de Enterite Necrótica das Aves e no controle de distúrbios metabólicos em gado de leite. Também está desenvolvendo tecnologias para produção de probióticos em escala piloto de probióticos.

Diferenciais

Os microorganismos probióticos são selecionados dos próprios animais (diminuindo a rejeição por parte do animal, aumentando a eficiência da alimentação e de vacinas) e constituem uma alternativa ao uso excessivo de antibióticos como promotores de crescimento.

Benefícios

Maior rendimento produtivo dos animais, redução do uso de antibióticos, auxilio no combate de doenças.

Fonte: www.inovadefesa.com.br

Veja mais:

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=6649

http://www.ufpel.edu.br/biotecnologia/

Seja o primeiro a comentar