A Disciplina

[vc_row row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” css_animation=””][vc_column][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”30″][/vc_column][/vc_row][vc_row row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” css_animation=””][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A disciplina optativa, AUP0479 – Design para a Sustentabilidade, oferecida pelo Departamento de Projeto da FAUUSP, tem como objetivos:

 

Introduzir o aluno aos requisitos do design ambientalmente sustentável; investigar as possibilidades e os limites da integração do desenvolvimento sustentável no design de produtos; estimular novas maneiras de projetar considerando a prevenção, o descarte do produto e a sua re-utilização no meio urbano, inclusive o lixo eletrônico; desenvolver a compreensão sobre o conceito do projeto sustentável e sua interface social; desenvolver a compreensão sobre a produção de resíduos sólidos urbanos e valorizar a educação ambiental do consumidor e o papel das cooperativas de catadores de recicláveis como atores fundamentais na prevenção e manejo deste resíduo; e desenvolver a compreensão do processo da prevenção de resíduos e suas interfaces com o design“.

 

Criada em 2005, pela professora titular Maria Cecília Loschiavo dos Santos, passando a atuar desde então em parceria com a Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Aparas e Materiais Recicláveis – COOPAMARE, para o desenvolvimento do exercício de projeto  dos alunos.  A COOPAMARE, é uma cooperativa de trabalho, que surgiu de um projeto de auxílio a moradores de ruas, em 1989. Localiza-se em um espaço cedido pela Prefeitura sob o viaduto Paulo VI, em Pinheiros, onde o material coletado é armazenado e separado. Hoje é considerada uma referência no país e no mundo na catação de resíduos sólidos.

 

Em seus mais de 10 anos de oferta, muitos foram os alunos de graduação que a cursaram, trabalhos desenvolvidos e pesquisas geradas. Além de fornecer um amplo panorama, passível de ser analisado, revelam o amadurecimento da reflexão e crítica sobre o tema em contexto nacional e internacional e os avanços tecnológicos e sociais acumulados. Desde 2014, a disciplina conta com a colaboração da Profa. Dra. Tatiana Sakurai, do Departamento de Projeto da mesma instituição.

 

Inicialmente, são introduzidos conceitos sobre sustentabilidade em suas diversas interfaces e escalas e identificados os pontos de relacionamento e conflito dos âmbitos social e ambiental, e, nesse contexto, a problemática dos resíduos é discutida. Ainda, são abordados temas adjacentes, como igualdade social, dominação de classes, e privilégios de determinadas parcelas da sociedade; sempre considerando criticamente a atuação e conduta do design em relação a esses aspectos e valores. Em seguida, os alunos são apresentados ao contexto da COOPAMARE (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis), localizada na cidade de São Paulo e principal campo de ação da disciplina. Por meio de palestras de especialistas de diversas áreas, do diálogo com os cooperados, e de visitas a campo, os alunos conhecem o trabalho socioambientalmente relevante dos catadores de materiais recicláveis.

Identificados os subtemas de interesse, os alunos desenvolvem projetos em design relacionados à COOPAMARE. Há uma grande variedade de propostas  feitos a partir de materiais descartados encontrados na cooperativa; materiais construtivos e de revestimento a partir de resíduos; sistemas de gerenciamento e segurança do trabalho; projetos de sinalização e conscientização da população do entorno; plataformas de comunicação entre os cooperados, sociedade, poder público e outras cooperativas; jogos educativos para crianças; soluções arquitetônicas de baixo custo para o dia-a-dia da cooperativa; aplicativos para celular sobre as atividades dos catadores; ferramentas de trabalho para otimizar a atividade de coleta e separação; dentre outras. É importante salientar que um projeto desenvolvido por um aluno, em 2012, resultou em pedido de patente de invenção, depositado junto ao INPI em 2014 disciplina, ao apresentar aos alunos novas visões e possibilidades de aprendizagem e atuação via design, tem permitido que os alunos explorem questões emergentes, pertencentes ao Mundo Real, e desenvolvam projetos inovadores nesse contexto.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3”][vc_column_text]Responsáveis:

 

Profa. Titular Maria Cecilia Loschiavo dos Santos

Departamento de Projeto – AUP/ FAUUSP

 

Profa. Dra. Tatiana Sakurai

Departamento de Projeto – AUP/ FAUUSP[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]