Gestão de resíduos no projeto de arquitetura de uma escola no Campos Elíseos

Autor(es): Gil Donatelli Barbieri

Categoria do Projeto: Projeto, Reutilização, Construção civil

Material(is) Utilizado(s): Madeira, isopor, resíduos da construção civil

Descrição: Este trabalho faz parte do Trabalho Final de Graduação que estou finalizando este semestre. Trata-se do projeto de arquitetura detalhado de um edifício escolar feito de madeira. Além de armazenar o carbono atmosférico capturado no processo de crescimento das árvores (que seria liberado de volta no caso da decomposição ou queima do material), construções em madeira requerem dezesseis vezes menos energia que construções feitas em aço, e seis vezes menos energia que construções feitas em concreto (YOPANAM, 2007). Este trabalho preocupa-se com as diversas etapas da construção civil e com os resíduos gerados em cada uma delas. Por tratar-se de um projeto com poucas conexões ortogonais, a maioria dos elementos precisará ser cortado. Propõe-se que as peças resultantes dos cortes de pilares, vigas e caibros sejam utilizadas como matéria-prima para nas atividades da oficina da escola, equipada com diversas ferramentas próprias para trabalhar madeira. O cavaco e a serragem gerados na obra seriam armazenados para utilização no banheiro seco construído por motivos didáticos, e nas composteiras de uso diário. Já o entulho de uma construção existente de alvenaria que propõe-se demolir, seria transformado em uma topografia nos jardins da escola. O entulho seria enterrado em grande covas, e os morros propriamente ditos seriam feitos da terra retirada dessas covas. Dessa forma a água de chuva que penetra no solo fica retida entre o entulho enterrado, que funciona como um grande sumidouro, evitando empoçamentos superficiais no terreno.

[Texto fornecido pelo estudante]