contato

agenda

icons
Uma cirande nomes com estórias a se entrecruzar - TUSP

TUSP realiza a pré-estreia do livro O vento que varre a Casa com o experimento de leitura e aproximação poética Uma ciranda de nomes com estórias a se entrecruzar. Em 2016 o lançamento do livro será realizado no TUSP, no Museu da Língua Portuguesa, na Casa das Rosas e no Centro Cultural São Paulo.

O Teatro da USP realiza nos dias 03 e 10 de outubro, às 16h, a aproximação poética do livro O vento que varre a Casa, da psicanalista e poeta Márcia Matos. O suicídio é o tema deste programa realizado especialmente pelo Núcleo de Apreciação e Experiência Teatral do TUSP com um experimento de pré-estreia denominado Uma ciranda de nomes com estórias a se entrecruzar. O evento é gratuito e contará também com uma intervenção musical da cantora Jana Lopes. A coordenação é de Otacílio Alacran, agente cultural do TUSP.

Sobre o projeto

O vento que varre a casa é um livro-objeto inédito de poemas de autoria da paulista Márcia Matos. A obra integra diversas linguagens artísticas e foi concebida para ser uma intervenção pública que tem como tema transversal o suicídio. O evento de lançamento terá a duração de três meses em São Paulo, no segundo semestre de 2016, e está previsto para ser repetido em Belo Horizonte e Curitiba, com publicação bilíngüe (português/espanhol) pela editora Medusa.

O livro é um convite a uma peregrinação a intervalos quinzenais, por cinco instalações criadas pela autora, onde o livro é entregue por partes a cada encontro, na medida em que se vão depurando o tema, as leituras e as experiências. No sexto e último evento, o público já com as cinco partes em mãos, irá ter uma conversa com a autora, que falará sobre o projeto num espetáculo poético-musical, onde será entregue a capa do livro e o Cd com poesias musicadas que fazem parte do trabalho.

Os locais que já se dispuseram a abrigar o ciclo de instalações são: Teatro da USP, Casa das Rosas, Centro Cultural São Paulo e Museu da Língua Portuguesa.

O trabalho ainda prevê um canal online para dialogar com as Associações Profissionais de Psiquiatria e Psicanálise, assim como com as Diretorias de Ensino da Rede Pública de escolas de segundo grau.

Este trabalho é uma homenagem à todos que sobreviveram ao suicídio de alguém e pretende romper com o silêncio que envolve o tema, abrindo canais de discussão e reflexão criativas.

Sinopse
“O vento que varre a casa” conta brevemente três estórias reais de suicídio dentro de uma mesma família em três gerações (1920 – 1938 – 1983).
Os relatos que geraram os poemas ao longo das duas últimas décadas abrem os capítulos. Na tentativa de dar respostas a perguntas que nunca puderam ser feitas, os poemas são como vozes de personagens de várias idades e situações que confabulam seus argumentos, suas visões de mundo, de amor, de angústias, de dores, sonhos, e de futuro. Os dois últimos capítulos olham para as famílias, seus entes, seus silêncios, e seu derredor, fechando o livro em uma homenagem a todos sobreviventes do suicídio, todos os que ficaram para se entreolhar e compartilhar um pouco mais, neste mundo que já é outro, maior e mais repleto de faltas.

Sobre Marcia Matos
Marcia Matos é psicóloga, psicanalista, poeta, cantora, compositora e arte-educadora paulista. Bacharel e licenciada em psicologia pela Universidade São Francisco. Lecionou psicologia em escolas públicas do ensino técnico do magistério e realizou, através de ONGs, projetos de cidadania para o ensino básico e fundamental. Em 2004 recebeu menção honrosa no Concurso Nacional de PoesiaMenotti Del Picchia” passando a apresentar publicamente seus trabalhos. Ministrou a oficina de criação poética na Câmara de Cultura de São Bernardo (2006), participou como jurada no I Concurso Nacional de Vídeo-Poesia na Câmara de Cultura de Osasco (2007) e a publicou seus poemas no Suplemento Literário de Belo Horizonte (2008). Em 2009 publicou a coletânea de contos e poemas “Bicho de 15 Cabeças” pela editora AnnaBlume.

Sobre Jana Lopes
Psicóloga, reikiana e massoterapeuta, Jana Lopes iniciou-se na música em 1987, participando de corais e grupos vocais em Fortaleza, sua cidade natal. Fundadora e integrante do Grupo Vocal Cinco em Ponto, gravou com o mesmo o cd “Seara”, com canções de compositores cearenses. Apresentou o espetáculo “Poesia e Canto”, onde mescla obras de Tom Jobim, Chico Buarque, Cartola, dentre outros, com poemas de sua autoria. Em São Paulo desde 2007, atualmente é servidora pública e estuda um novo projeto, que pretende realizar com modinhas e obras raras do cancioneiro popular.

Serviço
Uma ciranda de nomes com estórias a se entrecruzar
Pré-estreia do Livro O vento que varre a Casa
Quando | 03 e 10 de outubro de 2015
Sábados, 16h.
Duração | 80 min. | Indicação de faixa etária | Livre
Onde | Teatro da USP | Sala Experimental Plínio Marcos
Capacidade | 30 lugares
Gratuito

A distribuição de ingressos para eventos gratuitos é realizada com 1 (uma) hora de antecedência.