ISSN 2359-5191

16/04/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 04 - Educação - Instituto de Matemática e Estatística
Projeto apresenta evolução matemática na música para o público
Exposição destacará o Renascimento como momento de revolução

São Paulo (AUN - USP) - O que era para ser apenas um trabalho de cunho teórico se transformou num projeto de exposição em que explicações diretas e analógicas trazem a evolução das correntes matemático-musicais em uma linguagem acessível, tendo o Renascimento como ponto histórico de transformação. A pesquisa não sairia do conhecimento acadêmico, mas já se mostrava inovadora por abordar ensino, filosofia e história na relação entre os campos da matemática e da música.

Oscar João Abdounur, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, aliou seu gosto por música ao seu interesse em educação em sua tese de doutorado “O pensamento analógico na construção e reconstrução de significados, um estudo no âmbito das relações entre Matemática e Música”. Em seguida, com as titulações de pós-doutorado que abordavam as áreas de epistemologia e história das ciências, Abdounur iniciou projeto de pesquisa em 2003, “Teorias de Razão e Proporção no Renascimento”. Financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o projeto resultou na análise da transição entre uma corrente matemático-musical baseada em caráter especulativo, com fundamentos aritméticos, e uma corrente de natureza empírica, com música baseada em princípios físicos.

Esse projeto inicialmente permaneceria no plano teórico, voltado ao conhecimento restrito da comunidade acadêmica. No entanto, a ligação da pesquisa com a área de ensino e o incentivo dos órgãos de fomento (mais uma vez, o CNPq) contribuíram para que um novo projeto surgisse a partir da pesquisa inicial de Abdounur: uma exposição interativa que divulgasse a ciência no âmbito das relações entre a matemática e a música.

A exposição tem inauguração prevista para outubro na Estação Ciência, um centro de divulgação científica da Universidade localizado no bairro da Lapa, em São Paulo, e conta com oito ambientes distintos, chamados de módulos: Motivações e questões relevantes para a compreensão da Série Harmônica; O experimento do Monocórdio: razões x intervalos musicais e a sistematização matemática da escala; Renascimento: o nascimento da música como ciência experimental; Escalas e Temperamento; Série Harmônica/Série de Fourier ; Consonância e Dissonância: do simbolismo aritmético a uma concepção física; O som dos planetas; Da matemática-especulativa à matemática-empírica: uma revolução científica na música.

A partir da exploração desses módulos, por “modelos de interpretação de fenômenos”, o visitante compreende como se desenrolou toda uma nova concepção dos valores que transformou a noção de música no Ocidente e como a matemática tomou parte dessa mudança. O uso da razão matemática como fundamento nas discussões teórico-musicais até o Renascimento, a passagem do conceito de harmonia do campo cosmológico para um estudo da forma, a mudança nos fundamentos teóricos da música no Renascimento (da aritmética para a geométrica): a leitura desses e outros fatores na história da música é o objetivo da Exposição Matemática e Música.

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