ISSN 2359-5191

29/05/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 10 - Educação - Escola de Comunicações e Artes
Alunos de Turismo da USP questionam conteúdo do curso

São Paulo (AUN - USP) - A falta de definição do que deve ser ministrado num curso de Turismo e a incompatibilidade entre a Academia e o que o mercado espera dos profissionais levaram os alunos de Turismo da USP a organizarem uma semana de palestras e debates visando à produção de conhecimento na área. Trata-se da “I Semana de Turismo ECA-USP”. O evento, que acabou no último dia 24, foi organizado em parceria com a Agência ECA-Jr, do Departamento de Relações Públicas, Publicidade e Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Para definição dos temas e dos convidados, um grupo de alunos de Turismo desenvolveu um trabalho de pesquisa na área. A partir disso, produziram um material de suporte que chegou às mãos de todos os inscritos e auxiliou nas discussões de todos os temas desenvolvidos ao longo dos dias. Eduardo Ramos Martin, aluno do 2º ano do curso na ECA e presidente da ECA-Jr, apontou o material como um dos pontos altos da Semana, já que as discussões correram num nível mais elevado porque o público alcançou um bom conhecimento do assunto.

Uma das polêmicas levantadas foi o que a professora Ada Dencker, do Senac, resumiu bem com uma frase: “O bacharel não se forma para emitir passagens e outras funções operacionais”. A resposta para essa questão veio com a ênfase na interdisciplinaridade a que os cursos devem se propor. Tratando mais especificamente da ECA, a prioridade dada ao planejamento foi apontada como uma das divergências entre a visão acadêmica e o mercado, o que provoca situações como a descrita pela professora Ada.

Juliana Bettini, também aluna do 2º ano e uma das organizadoras do evento, ainda destaca o debate em torno da regulamentação da profissão. A conclusão da mesa palestrante foi de que ela é necessária, mas é preciso antes definir quais são as funções de um bacharel na área.

A Semana foi organizada para discutir de maneira ampla os cursos e o mercado. Para tanto, foram explorados quatro temas: Turismo na Academia, Planejamento, Perspectiva do bacharel no mercado de Trabalho e Regulamentação da Profissão. Foram convidados professores e profissionais, além do Ministro dos Esportes e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, que abriu o evento. Ao final da Semana, Juliana conclui que o evento foi positivo. Ela ressalta que as discussões foram genéricas, mas essa é uma característica de um evento pioneiro que pretende ser continuado nos próximos anos aprofundando as discussões de agora.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br