contato

agenda

icons

Espetáculo O Jardim

A memória é o tema central da terceira montagem da Cia Hiato, que realizou temporadas de sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro e foi vencedora de prêmios importantes no cenário teatral, incluindo o prêmio Shell de melhor autor e cenário.

Em agosto de 2012, o Teatro da Universidade de São Paulo apresentará, a partir do dia 02, de quintas a sábados, às 21h e aos domingos, às 19h, o espetáculo O Jardim, da Cia. Hiato, com direção e dramaturgia de Leonardo Moreira.
Além do espetáculo, a Cia. ministrará também uma oficina de interpretação de 08 a 10/08, das 10 às 13h, e nos dias 08, 15 e 22/08, às 21h, promoverá um bate papo sobre seus espetáculos.
Destinado a atores e estudantes de teatro interessados no trabalho criativo do grupo, o workshop, ministrado pelos atores da Cia., abordará alguns procedimentos criativos da Cia Hiato, fornecendo instrumentos para que os participantes desenvolvam criações autorais.
Para se inscrever é necessário enviar currículo resumido e carta de interesse para o email: interpretacao@ciahiato.com.br até o dia 01 de agosto de 2012.
Os 15 selecionados serão comunicados por e-mail até o dia 03 de agosto.
O Bate papo com a Cia. Hiato tem como objetivo compartilhar as metodologias criativas e revisitar os processos de criação dos espetáculos: Cachorro Morto, Escuro e O Jardim, além de apontar os rumos de sua nova criação, o espetáculo Ficção. Esse evento é gratuito e não necessita de inscrição.
A narrativa de O Jardim trata de memórias perdidas, a partir do estudo da doença de Alzheimer, bem como das memórias que nunca se apagam e aquelas inventadas. Segundo o diretor Leonardo Moreira, “a ideia da Cia é dar um olhar jovem sobre a fragilidade das memórias que inventamos, das histórias que não nos abandonam, daquelas perdidas no caminho e sobre o que colecionamos em nossas caixas mais secretas”.
Um dos embasamentos da peça é a autobiografia do neurologista ganhador do Prêmio Nobel Eric M. Kandel. Na obra são descritos os processos biológicos de memória e aprendizado.
“O espetáculo também se apresenta como experiência pessoal, por meio do compartilhamento entre nossa história: a que inventamos e a do público. Essa perspectiva gera um olhar sobre o que nos dá a sensação de ‘pertencimento’ e nos conecta às nossas origens”, completa Moreira.

Sinopse

Segundo o neurologista Eric Kandel, sem a força coesiva da memória, qualquer experiência se estilhaçaria numa quantidade de fragmentos tão elevada quanto o número de momentos de uma vida. Sem a viagem mental no tempo que a memória nos possibilita, não teríamos consciência alguma de nossa história pessoal, nem teríamos nenhum meio de recordarmos das alegrias que servem como marcos luminosos em nossas vidas.
Uma criação plantada nesse terreno coloca, inevitavelmente, a Companhia Hiato diante de sua própria história. Por isso, O Jardim é também uma experiência pessoal, um compartilhamento entre nossa história: a que inventamos e a do público.
Três histórias que pertencem a tempos diferentes se cruzam, se sobrepõem e se chocam para formar uma paisagem a ser contemplada pelo espectador. Um jardim que une as memórias que perdemos, as que não podem ser apagadas e ainda aquelas que imaginamos.
Um jardim sobre o que nos dá a sensação de “pertencimento” e nos conecta às nossas origens, à nossa família, ao nosso passado.

O Jardim | uma criação da Cia. Hiato
Dramaturgia e Direção | Leonardo Moreira
Elenco | Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Luciana Paes, Maria Amélia Farah, Paula Picarelli, Thiago Amaral. Ator Convidado: Edison Simão
Assistência de Direção | Amanda Lyra
Cenário | Marisa Bentivegna
Assistente de Cenografia | Ayelén Gastaldi
Desenho de Luz | Marisa Bentivegna
Operação de Luz | Ayelén Gastaldi
Música Original | Marcelo Pellegrini
Figurinos | Theodoro Cochrane
Objetos Cênicos | Victor Merseguel
Efeitos Especiais | Pepe Scrofft
Fotos e vídeos | Otávio Dantas
Criação Gráfica | Cassiano Tosta – DGRAUS
Coordenadora de Produção/Gestão | Aura Cunha
Produção Executiva | João Victor D’Alves
Assessoria de Imprensa | Lucia Faria Comunicação

Espetáculo O Jardim
Quando| De 02 a 26 de agosto
Quintas à Sábados, 21h e Domingos, 19h
Duração| 100 min
Classificação| 12 anos
Preços| R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia)
A bilheteria abre 2 horas antes
Capacidade| 98 lugares
Oficina de Interpretação| Gratuita
Incrições até 01.08| interpretacao@ciahiato.com.br
De 08 a 10 de agosto
Quarta a sexta| das 10 às 13h
15 selecionados
Bate papo com a Cia. Hiato| Gratuito
Dias 08, 15 e 22 de agosto
Quartas| 21h
98 lugares

O estacionamento Mariauto, no número 176, tem acordo com o teatro e cobra preço fixo de R$ 12,00, no período de 3 horas, mediante apresentação de carimbo (do TUSP) no comprovante de entrada.

Os comentários estão fechados.