Outro K: temporada 2016
contato

agenda

icons
k

Algu√©m certamente devia ter caluniado Joseph K, pois numa manh√£ ele foi detido, sem ter feito mal algum‚ÄĚ
Franz Kafka, O Processo

OUTRO K¬†√© a primeira montagem do N√ļcleo TUSP na capital, livremente inspirada em¬†O Processo, de Franz Kafka. A adapta√ß√£o busca percorrer o romance kafkiano e traduz uma leitura da obra, uma dentre muitas poss√≠veis: uma den√ļncia contra a burocracia, contra as estruturas de poder ‚Äď vis√≠veis e invis√≠veis ‚Äď, e um retrato absurdo da condi√ß√£o humana.

Falar de¬†O Processo¬†√© falar um pouco da literatura do s√©culo XX, de uma de suas mais importantes obras e de um de seus mais importantes autores. Uma hist√≥ria que, ao lado de¬†A Metamorfose, figura entre as grandes cria√ß√Ķes universais e faz parte do nosso imagin√°rio coletivo. Nenhuma vis√£o espec√≠fica ser√° capaz de dar a palavra final sobre o texto de Kafka ‚Äď e sua grandeza, em parte, reside justamente nisso.

O trabalho teve por base uma primeira adaptação mais cronológica dos acontecimentos do romance kafkiano e que, aos poucos, foi sendo remoldada na sala de ensaio: textos foram substituídos por imagens, personagens viraram narradores, que trouxeram pontos de vista específicos à trajetória de K, em substituição ao narrador onisciente. Kafka foi o ponto de partida para uma tentativa de um material que instigasse voos imaginativos coletivos.

Os N√ļcleos TUSP constituem uma a√ß√£o continuada do Teatro da USP, √≥rg√£o da Pr√≥-Reitoria de Cultura e Extens√£o Universit√°ria da USP, com presen√ßa desde 2010 nos campi de Bauru, Piracicaba, Ribeir√£o Preto e S√£o Carlos. O atual N√ļcleo TUSP da capital tem uma perspectiva de experimenta√ß√£o c√™nica independente, em uma a√ß√£o art√≠stica de extens√£o universit√°ria. Ao longo de dois semestres, atores de diferentes forma√ß√Ķes foram selecionados para um laborat√≥rio de montagem. A abertura do resultado deste primeiro processo se deu com cinco apresenta√ß√Ķes em novembro de 2015, na Sala Experimental do TUSP, e tem sua continuidade com a atual temporada, de 5 a 20 de mar√ßo de 2016 (SESS√ēES EXTRAS: 2, 3, 9 e 10 de abril).

Direção e adaptação René Piazentin
Assistência de direção Otacílio Alacran
Design de luz e som Thaís Giovanetti
Elenco Carolina Viana, Débora Tieppo, Leandro Galor, Litta Mogoff, Marcelo Bosso, Renata Alves e Stefani Mota