contato

agenda

icons
configuracao3_1659703500_1_8_AF_Cabecalho_site_UspBR2

A universidade é, por natureza, um espaço de construção do conhecimento em sua acepção mais ampla. Ambiente de defesa dos princípios da ciência e do espírito democrático, tanto para a prática científica e a proposição de políticas públicas, como para exercício do pensamento crítico.

Entre 29 de agosto e 2 de setembro de 2022, a Universidade de São Paulo promoverá uma intensa semana de reflexão sobre o país, reiterando o compromisso da USP com a sociedade brasileira. USP Pensa Brasil deve oferecer o espaço para o debate dos grandes temas nacionais, assim como de disseminação de conhecimento produzido na universidade. Num ano tão simbólico, o evento concentra também a produção da USP sobre o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Entre as atividades culturais destaca-se a participação dos órgãos artísticos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – CORALUSP, TUSP, CINUSP e OSUSP – com uma programação preparada especialmente para esta semana no anfiteatro cultural Camargo Guarnieri.

Com coordenação geral de Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da Universidade de São Paulo, o USP Pensa Brasil reúne especialistas de diferentes áreas do conhecimento e unidades da Universidade; estabelece um diálogo entre membros da comunidade uspiana com personalidades externas à USP; promove atividades científicas e culturais; dissemina a produção de instrumentos para as políticas públicas, como também a crítica para pensar os impasses de nossa sociedade, oferecendo novas utopias para a sociedade pensar seu futuro.

PROGRAMAÇÃO  TUSP
Sala Tusp Butantã – R. do Anfiteatro, 109 – Cid. Universitária

1/9 – QUINTA, 18h: BANCO DOS SONHOS (Leitura encenada)

A peça é uma visita ao universo onírico de uma transtornada atriz à beira da morte, em uma rua da cidade de São Paulo, a partir da visita de um inesperado credor.

Texto e direção: Kiko Marques // Elenco: Alejandra Sampaio, Virgínia Buckowski, Maristela Chelala, Valmir Sant’Anna, Matilde/Mateus Menezes e Marília Santos // Trilha sonora: Bruno Menegatti //  Realização: Velha Companhia 

2/9 – SEXTA, 20h: VERDADE, de Alexandre dal Farra // Grupo Tablado de Arruar

Partindo de situações e personagens reais em momentos decisivos da história recente, e procurando rastrear, desde 2005, o papel do Exército Brasileiro nessas transformações, VERDADE refaz os caminhos da ascensão de um dos maiores exemplos mundiais da extrema direita contemporânea no poder, imaginando situações que jamais teremos como acessar.

Texto e direção: Alexandre Dal Farra // Atores: André Capuano, Alexandra Tavares, Clayton Mariano, Gabriela Elias e Nilcéia Vicente // Cenário: Alexandre Dal Farra, Stéphanie Fretin e Camila Refinetti // Luz: Wagner Antonio // Assistência de Iluminação: Dimitri Luppi // Figurinos: Victor Paula // Operação de Som e Vídeo: Julian Santos // Operação de Luz: Julia Orlando // Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação – Marcia Marques – Carol Zeferino – Daniele Valério // Produção: Corpo Rastreado – Leo Devitto // Idealização: Tablado SP // Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura. 

PROGRAMAÇÃO  ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA (EAD-ECA)
Teatro Laboratório da ECA USP - R. da Reitoria, 215 – Prédio 8 – Cid. Universitária

1 a 4/9 – Quinta a domingo | qui-sáb., 18h30, domingo: 17h30 || ORESTEIA.BR

“Olhar no olho da tragédia” – assim Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, esboça os termos de um programa de trabalho (interrompido pela morte precoce em 1974), que visava a compreensão daquilo que, à época, chamavam “vida nacional”. Agora, em 2022, voltamos à tragédia, e certamente é com os olhos do presente que lançamos nossas perguntas ao material. Isto, num momento em que as práticas de extermínio, e o cinismo que as governa, desfazem as perspectivas democráticas. Na contramão da visão trágica grega, a “nossa tragédia” evidencia: o sofrimento nada ensina.

 Textos de Ésquilo, Eurípides, Pasolini // Direção: José Fernando Peixoto de Azevedo // Turma EAD 71

Programação completa: www.pensabrasil.usp.br