contato

agenda

icons

Leituras Públicas – Tennessee Williams em um Ato

Programa TUSP de Leituras Públicas Tennessee Williams em um Ato

Entre os meses de março e junho o TUSP realiza o XIII Ciclo de Leituras Públicas. O evento, de ação continuada, enfoca quatorze peças e ocorre gratuitamente nas cidades de São Paulo, Piracicaba, São Carlos, Bauru e Ribeirão Preto.

Programa de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo semestral, a leitura de peças teatrais selecionadas a partir da obra de um autor ou tema específico e é realizada pelo público presente em encontros abertos com a mediação da equipe artística do TUSP. A ação integra, há algumas edições, o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, não se limitando, entretanto, a este público.

No XIII Ciclo, Tennessee Williams em um Ato, o TUSP pretende traçar um panorama das peças curtas de Tennessee Williams, um dos mais importantes nomes da dramaturgia moderna. O tema da opressão – seja ela sexual, racial ou social – é uma constante em sua obra, marcada pelo forte teor autobiográfico e grande sensibilidade na construção de suas personagens.

Em São Paulo, a professora e pesquisadora Maria Silvia Betti fará a abertura especial do ciclo com uma apresentação sobre a obra de Tennesse Williams. Dentre seus vários livros publicados, destaca-se a coordenação das recentes traduções das obras de Tennessee Williams pela editora É Realizações, em parceria com o Grupo Tapa.

Segue abaixo a lista dos textos:

Porque você fuma tanto, Lily? (1935).
Ambientada em um apartamento moderno, tendo como personagens uma família de alta classe, essa é mais uma peça de Tennessee Williams ambientada em meio à crise financeira dos EUA da década de 30. Nela é retratado um conflito materno, em que a mãe tenta enquadrar a filha na “função de mulher ideal” para a sociedade, com resistência da última.

Verão no Lago (1937).
O texto Verão no Lago retrata uma família que vivencia a separação dos pais em um momento de decadência financeira. A ação se passa em uma tarde, onde, em poucas páginas, Tennessee Williams constrói um poderoso perfil psicológico das personagens.

Mr. Paradise (1939).
Garota visita Mr. Anthony Paradise (pseudônimo de Jonathan Jones) em sua esquálida residência. Ele é autor de um livro de poemas que ela alega ter mudado sua vida, querendo que ele se revele para o mundo. Ela planeja organizar palestras, leituras e etc. para que ele seja reconhecido. A Garota tenta convencê-lo, mas, aos poucos, ele dissolve os argumentos dela alegando que os tempos mudaram.

O Longo Adeus (1940).
A trama retrata a história de Joe, um rapaz de 23 anos que está se mudando de um prédio popular do centro degradado de uma cidade no meio-oeste americano, onde morou com sua família. A peça acontece em uma tarde, no meio de sua mudança. Enquanto os Carregadores estão transportando os móveis, Joe se lembra dos problemas familiares, da doença da mãe, da relação conflituosa com a irmã, dos problemas financeiros e etc.

A Dama da Loção Antipiolho (1941).
A Dama da Loção Antipiolho de Tennessee Williams retrata o universo de pessoas que vivem de aluguel em um bairro pobre francês de Nova Orleans. As personagens, para sobreviverem e suportarem este ambiente, criam um “mundo de ficção” a base de mentiras, promessas e tapeações.

Estas São as Escadas que Você Tem que Vigiar (1941)
Carl, lanterninha veterano de cinema, apresenta ao recém-contratado, que o substituirá em suas férias, as suas atribuições, instruindo-o a não deixar consumidores subirem nas escadas. No entanto, os clientes são obcecados por isso, incluindo o sedutor Gladys.

O Quarto Rosa (1943).
A peça apresenta um casal discutindo a relação no quarto rosa que nomeia o título. A Mulher acusa o Homem de não ser o mesmo que era antes. Ao final, quando manda este embora, ela recebe outro homem em seu quarto.

Esta Propriedade está condenada (1946).
Duas crianças se encontram nos trilhos de trem, onde compartilham fatos cruéis com a ambígua relação entre brincar de inventar histórias e relatar atos abomináveis como se estivessem em um jogo de verdades e mentiras.

27 vagões de algodão (1946).
Um incêndio criminoso destruiu o descaroçador de algodão do Sindicato Rural dos plantadores, do qual Silvio Vicarro é superintendente. A peça não dá margens a dúvidas quanto à autoria do ato, praticado por Jake Meighan, vizinho arrendatário de terras e proprietário de um descaroçador. Embora tenha razões para suspeitar, Vicarro acerta a venda para Jake dos 27 lotes de algodão que já não poderá descaroçar. Enquanto se ausenta para executar a tarefa, Jake deixa Flora, sua mulher, incumbida de fazer companhia a Vicarro e lhe deixar “à vontade”.

A mais estranha forma de amor (1946).
A mais estranha forma de amor retrata o cotidiano da vida de homens e mulheres em uma pequena cidade industrial dos Estados Unidos. Histórias efêmeras de inquilinos em um quarto que hospeda trabalhadores passageiros. As doenças provocadas pela fábrica, o alcoolismo, os seus “amores”, são alguns temas abordados por Tennessee Williams nessa peça.

Lembranças de Bertha (1946).
Bertha, uma prostituta muito doente e sem um tostão, que reside atualmente em um bordel decadente, relembra seu passado, incluindo um amor perdido há muito tempo que agora é casado e tem um filho.

O Último dos Meus Relógios de Ouro Maciço (1946).
Escrita em 1946, gira em torno de um vendedor de sapatos de Mississippi chamado Charlie Colton “cujo tempo já passou e que pateticamente ecoa a si mesmo”; Williams desenha aspectos de seu pai, um caixeiro-viajante, em seu retrato de Colton.

Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir (1953).
Um homem e uma mulher em um quarto, numa região pobre e degradada de Manhattan. Rostos jovens e maltratados como os de crianças em um país devastado pela fome. Diálogos de lembranças do passado, do futuro. Essas memórias serão reais? Imaginárias?

E contar tristes histórias das morte das bonecas (1957).
A trama conta a história de Candy, uma travesti que comprou o negócio de seu ex-amante depois que este a abandonou e que passa a sustentar um marinheiro violento e homofóbico por quem se apaixona.

Confira a programação das cidades

Bauru
Piracicaba
Ribeirão Preto
São Carlos
São Paulo

Os comentários estão fechados.