contato

agenda

icons

Espetáculo Ficção

Ficção - Cia Hiato - TUSP

A peça Ficção compõe a Mostra de repertório da Cia. Hiato no TUSP a partir de 29 de julho, após temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro e a participação em festivais pelo Brasil, Chile e Alemanha. 

Ficção é um evento teatral composto por seis espetáculos solo independentes, porém complementares e ressonantes que se mostram como resultado parcial das investigações da Cia. Hiato e primeira etapa do processo de criação do espetáculo seguinte: 2 Ficções. Todos os solos têm direção e dramaturgia de Leonardo Moreira, a partir dos relatos e projetos autorais dos atores da Cia. Hiato.  A peça fica em cartaz de 29 de julho a 21 de agosto, de quarta a sexta-feira, às 20h30.

A partir de relatos biográficos de cada um dos atores, criam-se instalações dramatúrgicas e cênicas acerca de questionamentos sobre a necessidade de ficção e a impossibilidade de abandoná-la, dissecando em cena um processo cênico e expondo os limites (ou intersecções) entre vida e criação artística. Centrados nas relações dos atores com seus familiares (com a presença de pais e irmãos reais), são apresentados depoimentos ficcionais em que as ideias de “intimidade” e “documento” são indissociáveis.

Associadas a um pensamento dramatúrgico em que cada ator é também autor de seu solo, Ficção é um obra teatral em seis partes: seis experimentos de ocupação (ou espetáculos curtos) ocupando o mesmo espaço cênico em períodos diferentes, criando diversos contextos ficcionais para um mesmo espaço. Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Luciana Paes, Maria Amélia Farah, Paula Picarelli e Thiago Amaral realizam uma performance/monólogo de curta duração a partir de seus relatos biográficos sobre “duplicidade”- não apenas um autorretrato, mas um  “duplo retrato”.

O que se propõe é uma sobreposição de dois polos opostos: a ficção proposta pela dramaturgia – em que a memória recorta e reconfigura uma história – e a presença dos atores – chamados pelo próprio nome, simulando um estado confessional, assumindo-se personagem, confundindo o espectador com histórias reais e histórias inventadas, misturando pessoas de seu convívio familiar com personagens.

O público é jogado num ambiente de incertezas, um espaço intermediário entre a ficcionalidade de personagens em busca de sua memória e a materialidade do jogo dos atores, resgatando a história do processo criativo e, logo, sua história pessoal.

As 6 Ficções

Sinopses

Ficção # Thiago [campos] Amaral
Thiago Amaral propõe a criação de uma ficção como pretexto para reatar laços com seu pai, após alguns anos sem qualquer contato. Ao executar o projeto criativo de seu pai – “A Extinção dos Coelhos Selvagens” –, Thiago expõe as motivações de uma criação artística e compartilha com a plateia um momento de extrema relevância pessoal mediado pela ficção.
Colaboração de Dilson do Amaral.

Ficção # Fernanda Stefanski [bernardes]
Fernanda Stefanski expõe, através de fotografias e reconstituições, uma tragédia familiar – o possível suicídio de seu tio –, questionando os limites éticos implicados na coincidência entre arte e vida, repetição e impressão, ficção e realidade.

Ficção # Aline [moreira] Filócomo
Aline Filócomo expõe uma pequena enciclopédia de alines, desvendando a criação de uma ficção impossível, discutindo procedimentos de repetição e ineditismo e revendo os espetáculos que já fez e os que nunca fará.
Colaboração de Milena Filócomo.

Ficção # Luciana Paes [de barros]
Luciana Paes, em um prólogo para outra atriz, questiona a autoria em um processo criativo e colaborativo ao apresentar um projeto artístico inspirado pela artista Frida Kahlo, porém não realizado por ela.
Com Paula Picarelli.
Colaboração de Luciana Paes.

Ficção # Maria Amélia [bethovem] Farah
Maria Amélia Farah relata a transição de filha para mãe, fundindo a experiência da maternidade com a experiência criativa. Ao relatar sua biografia e o contexto cultural que a formou (sua ascendência árabe) e suas tentativas de matar a própria mãe, a atriz retoma uma vida abandonada.

Ficção # Paula Picarelli [ribeiro porto]
Revendo as imagens ficcionais que criou para si, Paula Picarelli volta a participar do projeto Ficção e conta por que abandonou seu solo, em 2012

Ficha Técnica

Ficção uma criação da Cia Hiato
Direção e Dramaturgia Leonardo Moreira Elenco Aline Filócomo, Fernanda Stefansky, Luciana Paes, Thiago Amaral, Mariah Amélia Farah e Paula Picarelli Produção e Colaboração Criativa Aura Cunha Colaboradores Milena Filócomo e Dilson do Amaral Direção de Arte (cenário e desenho de luz) Marisa Bentivegna Assistência de Cenografia Ayelen Gastaldi e Júlia Saldanha Figurinos João Pimenta Trilha Sonora Original Kuki Stolarski Núcleo de Dramaturgia André Felipe, Diogo Spinelli, Mariana Delfini, Michele Ferreira, Rafael Gomes, Thompson Loiola Fotos Otávio Dantas e Lígia Jardim Vídeos Ricardo Sêco Assistente de Produção Yumi Ogino Produção Geral Elephante Produções Artísticas

Serviço
Ficção
Quando De 29 de julho a 21 de agosto – quarta a sexta, 20h30.
Quartas Ficção # Luciana Paes e Ficção # Paula Picarelli
Quintas Ficção # Maria Amélia Farah e Ficção # Thiago Amaral
Sextas Ficção # Aline Filócomo e Ficção # Fernanda Stefanski
Obs. 02 monólogos de 60 minutos por dia.
Bate papo 5, 6 e 07 de agosto (quarta, quinta e sexta)
Onde Rua Maria Antônia, 294 Consolação – São Paulo, SP
Tel. (11) 3123-5233 – Metrô Santa Cecília
Duração 120 minutos.
Classificação Não indicado para menores de 14 anos.
Capacidade 76 lugares
Ingressos R$ 20,00 (meia-entrada: R$ 10,00).
Ingressos limitados a dois por pessoa.
www.ciahiato.com.br

PRÊMIOS: PRÊMIO SHELL 2013 – 3 indicações: Melhor Ator (Thiago Amaral); Melhor Atriz (Luciana Paes); Melhor direção (Leonardo Moreira) / CPT 2012 – Cooperativa Paulista de Teatro: indicado nas categorias Melhor Elenco e Melhor Projeto Visual – Iluminação, Cenário e Figurino / PRÊMIO QUESTÃO DE CRÍTICA – vencedor na categoria Melhor Ator (Thiago Amaral), além de outras três indicações (Dramaturgia, Direção e Espetáculo).

Temporada Estendida

Devido a demanda de público e tendo em vista o último final de semana do espetáculo Ficção, a Cia Hiato resolveu, com o aval da direção do TUSP, estender a temporada da peça Ficção. Assim, no próximo final de semana, dias 22, 23 e 24 de agosto, apresentaremos o espetáculo Ficção no lugar do 2 ficções. Assim a temporada de 2 Ficções foi encerrada no dia 17 de agosto e a de Ficção estendida até 24 de agosto.

A peça que é apresentada normalmente de quarta a sexta, às 20h30, com dois monólogos diários, ficará até segunda.
No sábado e na segunda será apresentada às 20h30, e no domingo, às 19h.

Quando De 22 a 24 de agosto – sábado e segunda, 20h30 e domingo, 19h.
Sábado Ficção # Aline Filócomo e Ficção # Fernanda Stefanski
Domingo Ficção # Maria Amélia Farah e Ficção # Thiago Amaral
Segunda Ficção # Luciana Paes e Ficção # Paula Picarelli

Os comentários estão fechados.