contato

agenda

icons
evento

Junho marca a abertura da nova sala de espetáculos do TUSP no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus Butantã, e a inauguração acontece com uma programação especialíssima. Sediado no prédio que abriga a OSUSP, o CORALUSP e o CINUSP, o TUSP Butantã realiza este primeiro grande evento de 2022 no novo espaço teatral da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Nesta inauguração, os Encontros com Boal se propõem a (re)apresentar a obra de Augusto Boal – um dos mais influentes e internacionalmente reconhecidos artistas do teatro brasileiro – sob diversos aspectos, a partir da contribuição de especialistas com diferentes olhares para a produção do dramaturgo, encenador e idealizador do Teatro do Oprimido. Totalmente gratuita, nossa programação especial de aulas, apresentações e um workshop começa dia 20 de junho e prossegue até 1 de julho de 2022. Todos os eventos são gratuitos! Confira mais detalhes nas páginas de cada evento.

OFICINAOficina de Sensibilização: Jogos e Técnicas de Teatro do Oprimido, com Ana Beatriz Cangussu | 20-24/06, 10h-12h (5 encontros, 20 vagas)

Com inscrições até 16/06 pelo formulário bit.ly/encontroscomboal, esta é uma experiência artística para todas as pessoas que querem pensar criticamente suas relações no mundo, por meio do corpo, da voz, das ações, das improvisações…ou seja, fazendo, usufruindo e sendo teatro. Augusto Boal (1931-2009) foi um dos dramaturgos que mais contribuiu para a criação de um teatro genuinamente brasileiro e latino-americano. O Teatro do Oprimido é um método de teatro que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas por Boal. Seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e de uma representação dialética.

Ana Beatriz Cangussu é graduanda do 4° ano na licenciatura em Artes Cênicas, na ECA-USP, e formada como agente cultural pelo curso de Capacitação de Agentes Culturais da Fundação Demócrito Rocha, juntamente com a Universidade Aberta do Nordeste. É integrante-fundadora da Endêmica Coletiva, grupo que traz uma abordagem feminista-decolonial para a cena teatral e questiona os imaginários construídos nos corpos pela estrutura colonial.

AULAS ABERTAS:
Durante as tardes entre 20 e 24 de junho, das 15 às 17h, acontecem 4 aulas abertas abordando aspectos distintos e por vezes  menos conhecidos da vida e obra de Augusto Boal. As aulas são independentes, presenciais, gratuitas e abertas, mas é possível confirmar presença por meio de inscrição também pelo formulário.

20/6, segunda-feira: Boal Professor de Dramaturgia na Escola de Arte Dramática da USP, com Paula Autran
22/6, quarta-feira: Boal e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, com Douglas Estevam
23/6, quinta-feira: Boal na América Latina, com Ana Beatriz Cangussu
24/6, sexta-feira: Boal Parceiro de Abdias do Nascimento e o Teatro Experimental do Negro, com Cecília Boal
* Aulas independentes,  abertas e gratuitas, sendo facultativa a pré-inscrição pelo formulário. (60 lugares)

ESPETÁCULO: HAMLET 16×821/6 a 1/7; terça, quarta e sexta, 18h; quinta, 20h
A partir de 21 de junho, coroando os Encontros com Boal do TUSP Butantã, sediamos duas semanas de uma pequena temporada do prestigiado espetáculo Hamlet:16×8, baseado em texto autobiográfico do dramaturgo. A autobiografia de Augusto Boal, Hamlet e o Filho do Padeiro: Memórias Imaginadas é o mote do solo de Rogério Bandeira, com direção de Marco Antonio Rodrigues.

Hamlet: 16 x 8 é uma obra cênica interpretada por Rogério Bandeira, com direção de Marco Antonio Rodrigues, a partir de trechos de memória e experiência relatados por Boal no livro. No palco, o escritor e encenador é personagem e figura quase mítica. A cena vai peneirando os achados, os ditos e os quereres de Boal representando toda uma geração do teatro brasileiro refundada no Teatro de Arena.

Todos os eventos são gratuitos. (Foto: Elcio Silva)