São Paulo (AUN - USP) - Os ataques do Primeiro Comando da Capital, grupo criminoso conhecido pela alcunha de PCC, no ano passado, na capital paulista, trouxeram à opinião pública a questão da violência e o problema das organizações criminosas, que há muitos anos emergem no Brasil. A fim de analisar esse fenômeno e lançar vistas sobre a situação carcerária e a violência no paÃs, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lança, no próximo dia 12, o Dossiê Crime Organizado, na 61ª revista do Instituto.
Segundo seu editorial, a publicação pretende analisar o processo que levou à despontarem os grupos criminosos organizados, com enfoque especial nos ataques do PCC, mas sem deixar de equacionar os impactos das prisões na sociedade, a situação dos detentos e ter abordagens âfrancamente polêmicasâ.
âO leitor encontrará nestas páginas reflexões sociológicas sobre a criminalidade organizada nas prisões, com ênfase nas ações do PCC; interpretações polÃticas globalizantes; o trabalho da Inteligência que procura dar um estatuto racional ao combate ao tráfico; pressupostos da atual PolÃtica Nacional de Segurança Pública; enfim, depoimentos de quem está com a mão na massa: delegados, promotores, advogado, juÃzes, além de agentes da Pastoral Carceráriaâ, detalha o editorial.
Um dos destaques da publicação fica com um assaltante condenado, que reflete sobre sua condição e a rotina na carceragem. Além disso, há artigos de Sérgio Adorno, Luiz Eduardo Soares e outros pesquisadores que se debruçaram sobre o tema.
O dossiê ainda abre espaço para uma análise da violência nos documentários brasileiros, traçando semelhanças e distanciamentos entre quatro das principais produções do gênero nos últimos tempos no paÃs: NotÃcias de uma guerra particular, de João Moreira Salles e Kátia Lund, Ãnibus 174, de José Padilha, Justiça, de Maria Augusta Ramos e Falcão: meninos do tráfico, de MV Bill e Celso Athayde.
Serviço
O lançamento da revista do IEA será acompanhado de uma mesa-redonda com Getúlio Bezerra Santos (delegado da PolÃcia Federal), Alba Zaluar (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Guaracy Mingardi (Ministério Público do Estado de São Paulo) e Valdir João Silveira (vice-coordenador nacional da Pastoral Carcerária, CNBB), todos autores do Dossiê.
O lançamento acontece à s 15h no auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pela Internet em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações no telefone (11) 3091-1675. Os textos estão integralmente disponÃveis no site do Instituto.